O acompanhamento pedagógico hospitalar já é uma realidade e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067866 Pedagogia
O acompanhamento pedagógico hospitalar já é uma realidade em muitos hospitais pelo Brasil. Pode-se entender que é uma das ferramentas da humanização hospitalar existentes, além de propiciar a continuidade ao direito de escolaridade das crianças, independente de sua situação (LIMA; NATEL, 2010). Considerando que a Psicopedagogia surge para lidar com situações de não-aprendizagem, assinale a alternativa incorreta sobre quais são as contribuições da Psicopedagogia para o atendimento pedagógico hospitalar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa B

A questão aborda o papel da Psicopedagogia no contexto específico do atendimento pedagógico hospitalar, destacando sua importância na humanização hospitalar e na garantia da continuidade da escolaridade para crianças em situação de internação. Para abordar a questão, é necessário compreender a atuação psicopedagógica e suas contribuições para a aprendizagem em ambientes não convencionais, como os hospitais.

A alternativa correta, que é a Alternativa B, menciona que os professores que atuam na classe hospitalar, em sua maioria, não possuem formação específica em Pedagogia Hospitalar, e sugere que isso não seria problemático pois seu papel não se alteraria independentemente do contexto. No entanto, esta afirmação é incorreta, pois a classe hospitalar apresenta desafios únicos devido à condição de saúde dos alunos, ao ambiente hospitalar e às necessidades específicas de cada criança ou adolescente. O profissional de educação que atua neste contexto deve ter uma formação específica ou habilidades adaptadas para lidar com esses desafios e compreender a dinâmica de aprendizagem que é influenciada por inúmeros fatores psicológicos, sociais e físicos presentes no ambiente hospitalar.

A formação em Pedagogia Hospitalar ou uma capacitação adequada para atuar nesse campo é essencial para oferecer um atendimento educacional que seja verdadeiramente humanizado e que atenda às necessidades especiais dos alunos. Dessa forma, é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre o manejo dos aspectos emocionais e psicológicos que influenciam o processo de aprendizagem em um contexto hospitalar, assim como estratégias pedagógicas adequadas ao ambiente e à condição de cada aluno.

Portanto, entender que o papel do educador é o mesmo em ambientes escolares tradicionais e em classes hospitalares é um equívoco, o que torna a Alternativa B a resposta incorreta, que é o que a questão solicita.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B - Em sua maioria, os professores que atuam na classe hospitalar não possuem formação específica em Pedagogia Hospitalar, entretanto, isto não é gerador de grandes problemas, uma vez que o papel deste profissional, permanece o mesmo independente do contexto (classe hospitalar ou sala de aula em uma escola) 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo