A empresa que concede benefício-alimentação a seus trabalhad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q314685 Direito do Trabalho
Acerca das obrigações acessórias (CAGED e RAIS), benefícios, vale-transporte e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), julgue os itens que se seguem.
A empresa que concede benefício-alimentação a seus trabalhadores, mas que não participa do PAT deverá recolher o FGTS e o INSS sobre o valor desse benefício, apesar de não ter direito a nenhum incentivo fiscal previsto no PAT.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


CORRETA

 

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, que priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais.

O PAT tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Vantagens para o empregador que adere ao PAT:

Valor do benefício concedido é isenta de encargos sociais (FGTS e contribuição previdenciária). Além disso, emrpesas que tributam com base no lucro real podem deduzir parte das despesas do PAT no imposto de renda.

 

Quem ganha até cinco salários mínimos mensais é considerado baixa renda?

SIGAM NOSSO INSTAGRAM: @redacaopap

Súmula 241 do TST: "O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem natureza salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, salvo se, por força de norma coletiva, for assegurado de forma gratuita, ou se o empregador estiver inscrito no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo