Garantir aos sócios proprietários o governo estratégico da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FDC Órgão: CREMERJ Prova: FDC - 2011 - CREMERJ - Administrador |
Q195888 Direito Administrativo
Garantir aos sócios proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva, assegurando aos sócios a equidade, a transparência, a responsabilidade pelos resultados e a obediência às leis do país, refere-se ao seguinte sistema:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Garantir aos sócios proprietários,

o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva,

assegurando aos sócios a equidade,

a transparência,

a responsabilidade pelos resultados e a obediência às leis do país,

refere-se ao seguinte sistema:

Gabarito: E

Gabarito E

A questão aborda os princípios da Governança Corporativa.

 

Princípios Básicos

Transparência - Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que condizem à preservação e à otimização do valor da organização.

 

Equidade - Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. 

 

Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.  

 

Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.

 

Fonte: IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

GABARITO E 

governança corporativa

Também introduzida pela lei anticorrupção através de práticas de compliance, ou seja, mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica.  Busca-se fomentar a adoção de uma nova cultura de governança, focada na ética e na transparência da empresa. Valoriza a empresa “ficha limpa” e premia valores ética nas empresas.

Compliance: É UM PADRÃO BÁSICO DE NEGÓCIOS É UMA TENDÊNCIA EM TERMOS DE GOVERNANÇA, QUE SE PREOCUPA EM GARANTIR RELAÇÕES ÉTICAS E TRANSPARENTES ENTRE AS EMPRESAS E EM SUAS RELAÇÕES COM O PODER PÚBLICO NACIONAL E INTERNACIONAL.  PORQUE AS EMPRESAS PRECISAM DE UM PROGRAMA DE INTEGRIDADE (COMPLIANCE) ? IMPACTOS PARA A EMPRESA IMPACTOS INTERNOS: MULTA ADMINISTRATIVA, AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS, EXTINÇÃO DA EMPRESA, PROCESSAMENTO CRIMINAL DE SÓCIOS, ADMINISTRADORES E FUNCIONÁRIOS IMPACTOS EXTERNOS: PERDA DE FINANCIAMENTO, LIMITAÇÃO À ABERTURA DE CAPITAL, QUEDA DO VALOR DAS AÇÕES EM BOLSA, PERDA DE CONTRATOS, CONCESSÕES E CLIENTES IMPACTOS NO MERCADO: PERDA DE CONFIANÇA, DESVALORIZAÇÃO DA MARCA, PRODUTOS E SERVIÇOS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo