Uma população de 100.000 indivíduos foi segmentada em faixa...
Nessa situação hipotética, o desenho amostral descrito caracteriza-se como uma amostragem aleatória
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A amostragem aleatória estratificada é um método de amostragem que envolve a divisão de uma população em subgrupos menores, conhecidos como estratos. Na amostragem aleatória estratificada ou estratificação, os estratos são formados com base nos atributos ou características compartilhadas dos membros, como renda ou desempenho educacional.
A amostragem aleatória estratificada também é chamada de amostragem aleatória proporcional ou amostragem aleatória por cota.
A amostra aleatória tem diferentes maneiras de executar. Entre os principais estão os seguintes:
Amostragem aleatória simples: É um processo no qual cada membro do público-alvo e cada amostra possível têm a mesma possibilidade de serem escolhidos.
Amostragem estratificada: Esse tipo de amostragem visa separar o público-alvo em segmentos exclusivos e homogêneos. Posteriormente, é feita uma amostra aleatória simples em cada estrato.
Amostra por conglomerados: Neste procedimento, os elementos do público-alvo são escolhidos aleatoriamente naturalmente por agrupamentos. Estes são selecionados individualmente.
Amostragem sistemática: Nesse tipo de amostragem aleatória, é feita uma seleção aleatória do primeiro elemento da amostra e, em seguida, os outros são escolhidos, através de intervalos fixos ou sistemáticos, até obter o tamanho da amostra necessário.
Gab B
estratificada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo