Considere o excerto a seguir para responder às questões de 3...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2579476 Português

Leia o texto para responder às questões de 1 a 5.


Timidez


Sou um tímido veterano e posso dar conselhos aos que estão recém descobrindo o martírio de enfrentar esse terror, os outros, e a obrigação de se fazer ouvir, ter amigos, namorar, procriar e, enfim, viver, quando preferia ficar quieto em casa. Ou, de preferência, no útero.

Algumas coisas não funcionam. Já tentei várias maneiras de conviver com minha timidez e nenhuma deu certo. Decorar frases, por exemplo. Já fui com uma frase pronta para impressionar a menina e na hora saiu “Teus verdes são como dois olhos, lagoa”. Também resista à tentação de assumir um ar superior e dar a impressão de que você não é tímido, é misterioso.

Eu sou do tempo em que se usava chaveiro com correntinha (além de tope e topete, tope de gravata enorme e topete duro de Gumex) e ficava girando a correntinha no dedo, enquanto examinava as garotas na saída das matinês (eu sou do tempo das saídas de matinês). Um dia uma garota veio falar comigo, ou ver de perto o que mantinha meu topete em pé, foi atingida pela hélice da correntinha e saiu furiosa. Melhor, porque eu não tinha nenhuma fala pronta, o que dirá misteriosa, que correspondesse à pose.

Evite manobras calhordas, como identificar alguém tão tímido quanto você no grupo e quando, por sacanagem, lhe passarem a palavra, passar a palavra imediatamente para ele. O mínimo que um tímido espera de outro é solidariedade. E não há momento mais temido na vida de um tímido do que quando lhe passam a palavra.

Tente se convencer de que você não é o alvo de todos os olhares e de todas as expectativas de vexame quando entra em qualquer recinto. Porque, no fundo, a timidez é uma forma extrema de vaidade, pois é a certeza de que, onde o tímido estiver, ele é o centro das atenções, o que torna quase inevitável que errará a cadeira e sentará no chão, ou no colo da anfitriã.

Convença-se, o mundo não está só esperando para ver qual é a próxima que você vai aprontar. E mire-se no meu exemplo. Depois que aposentei a correntinha e (suspiro) perdi o topete, namorei, casei, procriei, fiz amigos, vivi e hoje até faço palestras, ou coisas parecidas. Mesmo com o secreto e permanente desejo, é verdade, de não estar ali, mas quieto em casa.


VERISSIMO, L. F. Verissimo antológico: meio século de crônicas, ou coisa parecida. São Paulo: Objetiva, 2020.

Considere o excerto a seguir para responder às questões de 3 a 5:


Evite manobras calhordas, como identificar alguém tão tímido quanto você no grupo e quando, por sacanagem, lhe passarem a palavra, passar a palavra imediatamente para ele.


O sentido e a regência do verbo “passar”, empregado em “(..) passar a palavra imediatamente para ele.”, permitem, além do uso da preposição “para”, o emprego da preposição de valor equivalente:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - a

Tema Central da Questão: A questão aborda o tema da regência verbal, que é uma parte importante da morfologia e sintaxe do Português. A regência trata das relações entre os verbos e os complementos que eles exigem, com ou sem preposição. Neste caso, a questão é sobre o verbo “passar” e a preposição correta que pode ser usada em conjunto com ele.

Justificativa da Alternativa Correta: No trecho “passar a palavra imediatamente para ele”, o verbo “passar” está sendo usado no sentido de transferir algo a alguém, o que permite o uso da preposição “a”. Portanto, a alternativa correta é B - a, pois também poderia ser dito “passar a palavra imediatamente a ele”.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - de: A preposição “de” não é adequada neste contexto, pois não indica a ideia de transferência ou direção a alguém.
  • C - com: A preposição “com” sugere companhia ou modo, o que não se aplica ao sentido de transferir algo.
  • D - por: A preposição “por” expressa mais frequentemente agente da passiva, meio ou causa, não sendo adequada aqui.
  • E - sob: A preposição “sob” indica posição inferior ou subordinação, o que não faz sentido neste contexto.

Compreender a regência dos verbos é crucial para interpretar e responder corretamente questões de concursos públicos. Dominar esses conceitos pode facilitar bastante o entendimento de textos e questões.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB - B

Além da preposição "para", que indica a direção da ação (passar algo PARA alguém), o uso da Preposição "A" também é permitido e tem o mesmo valor equivalente.

"Passar a palavra imediatamente A ele

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo