Carnes de animais que apresentem poliartrite, flebite umbili...
animal para consumo, julgue os itens subsequentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Vamos entender por que a alternativa está incorreta. As doenças mencionadas na questão, como poliartrite, flebite umbilical e gastrite, em animais são indicadores de possíveis infecções ou condições de saúde comprometidas. Essas condições podem ter origem em bactérias ou outros patógenos que representam riscos à saúde humana, especialmente no contexto de consumo de produtos de origem animal.
De acordo com as legislações e normas sanitárias vigentes, como o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) no Brasil, carnes que apresentam sinais de doenças infecciosas ou outras condições patológicas são consideradas impróprias para consumo humano. Isso se deve ao potencial risco de toxinfecção alimentar, que é uma preocupação séria para a saúde pública.
Portanto, ao afirmar que carnes nestas condições podem ser aproveitadas sem risco, a questão está incorreta, uma vez que diverge das práticas seguras e regulamentadas para proteger o consumidor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Artigo 53 - Todas as carcaças de animais doentes, cujo consumo possa ser causa de toxinfecção alimentar, devem ser condenadas. Consideram-se como tais as que procedem de animais que apresentem:
1 - Inflamação aguda dos pulmões, pleura, peritônio, pericárdio e meninges;
2 - Gangrena, gastrite e enterite hemorrágica ou crônica;
3 - Septicemia ou piemia de origem puerperal, traumática ou sem causa evidenciada;
4 - Metrite ou mamite aguda difusa;
5 - Poliartrite;
6 - flebite umbilical;
7 - Pericardite traumática ou purulenta;
8 - Qualquer inflamação aguda, abcesso ou lesão supurada associada a nefrite aguda, degenerescência gordurosa do fígado, hipertrofia do baço, hiperemia pulmonar, hipertrofia generalizada dos gânglios linfáticos e rubefação difusa do couro.
Artigo 54 - Os fígados com cirrose atrófica devem ser condenados, exigindo-se neste caso rigoroso exame do animal, no intuito de se eliminar a hipótese de doenças infecto-contagiosas.
Parágrafo único - São também condenados os fígados com cirrose decorrente de localização parasitária.
Artigo 55 - Serão condenadas as carcaças com infestações intensas pelo \"Cysticercus bovis\" ou quando a carne é aquosa ou descorada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo