O behaviorismo é uma corrente psicológica fundada pelo ameri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2372147 Pedagogia
O behaviorismo é uma corrente psicológica fundada pelo americano John B. Watson com a publicação, em 1913, de um artigo intitulado: “Psicologia: como os behavioristas a veem”. Postulando que a psicologia científica deveria se ocupar apenas daquilo que pode ser descrito e observado em termos elementares, esse teórico assumiu a posição de estudar o comportamento observável, ou seja, na relação estímulo-resposta. As formulações de Skinner forneceram subsídios para a implementação de uma educação tecnicista, alvo de muitas críticas, sobretudo pelo caráter mecanicista atribuído ao ensino. Não obstante a essas objeções, essa abordagem teórica ainda serve de referência para propostas e práticas pedagógicas atuais. Planejamento educacional, violência na escola, ensino individualizado e gradual, informática na educação e educação à distância são exemplos de alguns temas discutidos na atualidade e que têm as ideias de Skinner como antecessoras, razão pela qual continua sendo um dos teóricos mais comentados e estudados em pleno século XXI. (Silva; Aguiar, 2009, p. 80) Sobre as ideias behavioristas de Skinner, que trouxeram inovações no campo educacional, cabe destacar as seguintes implicações pedagógicas:

I. Proposição de um ensino gradualmente organizado com base em contingências e reforços.
II. Defesa da importância dos alunos serem reforçados positivamente pelo professor em sala de aula.
III. Exploração dos processos de equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio que permitem passar para níveis de conhecimento mais complexos.
IV. Modelo de desenvolvimento integral. Respeito à indissociabilidade cognição-afetividade, corpo-mente, teoria-prática e sujeito-objeto.
V. Criação de uma tecnologia de ensino, baseada em programas e métodos, utilizando as máquinas de ensinar e a instrução programada, objetivando contribuir com a aprendizagem do aluno.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas