Julgue o seguinte item à luz da legislação arquivística. Os ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133631 Arquivologia

Julgue o seguinte item à luz da legislação arquivística. 


Os documentos de valor permanente, após sua digitalização, podem ser eliminados, pois o documento digital tem força de original.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o Decreto nº 10.278/2020,

"Art. 9º Após o processo de digitalização realizado conforme este Decreto, o documento físico poderá ser descartado, ressalvado aquele que apresente conteúdo de valor histórico."

Documentos de valor histórico são documentos de valor permanente que, devido à importância do seu conteúdo, não podem ser eliminados, ainda que digitalizados.

Fonte: BRASIL, Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020. Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Gabarito do Professor: errada

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Documentos de valor permanente JAMAIS devem ser descartados

ERRADO

O artigo 2ºA da Lei 12.682/2012, conhecida como a Lei da Digitalização: § 1º, que “Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica”.

Os documentos de valor permanente não podem ser eliminados, ainda que tenham sido digitalizados.

Arquivo permanente é inalienável e imprescritível, portanto, chegou no valor histórico, de lá não sai!

Um exemplo prático:

No Tribunal de Justiça em que trabalho, os processos estão todos sendo digitalizados e os autos físicos, após a digitalização, são encaminhados a um arquivo geral para posterior destruição. Isso é uma determinação do próprio CNJ que deu um prazo para todos os tribunais do Brasil tramitarem com processo digital.

Gabarito: Errado.

Como primeira informação importante para sua prova, saiba que os arquivos da terceira idade documental não podem ser eliminados jamais, é isso mesmo, estou dizendo que, quando um arquivo ganha esse status de histórico e cultural, ele não pode ter o seu original eliminado.

Questões comentadas no canal:

Alexandre Oliveira - Prof. RLM e Arquivologia

https://www.youtube.com/@xandioliveira

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo