Leia o fragmento textual a seguir.O senão deste livro Começo...
Leia o fragmento textual a seguir.
O senão deste livro
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Tipografia Nacional. Rio de Janeiro. 1ª ed. 1881.
Segundo o fragmento textual, o verdadeiro senão do livro é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D)
Encontrei o gabarito com base no seguinte excerto: "tu (leitor) amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... E caem! "
Gabarito: alternativa D
Para entender o que o comando da questão solicita é importante compreender o significado de "SENÃO" no contexto apresentado. Além de ser utilizado como conjunção, "senão" também pode servir como substantivo, com o sentido de "falha", "problema" ou "defeito", como no fragmento citado.
Vejamos o trecho em destaque:
"(...) Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor." - Aqui está a resposta!
Prezados, o gabarito não estava difícil de indentificar. Contudo, não consegui por nada identificar no texto o fato do leitor preferir um texto mais centrado na ação do que na reflexão, conforme indicado no gabarito.
Até encontrei o seguinte trecho: [...] tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, [...]
É certo que o leitor prefere outro tipo de narrativa, mas como que o examinador concluiu que o leitor não gosta de texto reflexivo?
Se algúem souber me ajudar, gentileza comentar aqui.
Muito obrigado!
Machado de Assis é demais. Vontade enorme de ler todas as obras dele. Só falta tempo...
Aliás, que belo texto!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo