A deficiência auditiva na infância vem sendo discutida no âm...
A deficiência auditiva na infância vem sendo discutida no âmbito da saúde pública, visando programar ações em saúde auditiva que permitam prevenir, identificar, diagnosticar e proporcionar a reabilitação auditiva em crianças com deficiência auditiva de origem congênita ou adquirida. Sobre o desenvolvimento auditivo e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), analise as afirmativas a seguir.
I. A maturação do sistema auditivo ocorre em duas fases; primeiramente ocorre na vida intrauterina até por volta do terceiro mês de gestação quando há a maturação das vias auditivas periféricas e até os trinta e seis meses de idade quando há a maturação das vias auditivas do sistema nervoso central até o tronco encefálico.
II. O PEATE tem como objetivos identificar alterações no nervo auditivo e tronco encefálico, além de estimar o limiar auditivo eletrofisiológico. Autores relatam que o PEATE sofre influência da maturação auditiva e que os achados em crianças nos primeiros meses de vida podem diferir das crianças a partir dos dezoito meses.
III. O uso do PEATE em recém-nascidos permite observar características diferentes e peculiares das encontradas em crianças acima de dois anos de idade, pois, nos recém-nascidos, a latência da onda V diminui devido à mielinização progressiva da via auditiva.
Está correto o que se afirma apenas em