O sistema de controle externo, na maioria dos países signatá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26521 Controle Externo
Acerca dos sistemas de controle externo e do controle externo no
Brasil, julgue os itens subseqüentes.
O sistema de controle externo, na maioria dos países signatários, é levado a termo ou pelas cortes de contas ou pelas auditorias-gerais. As principais características do sistema de tribunal de contas são as decisões colegiadas e o poder sancionatório. No Brasil, bem como nos demais países que adotam esse sistema, os tribunais de contas, quanto à sua organização, encontram-se ligados à estrutura do Poder Legislativo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resumindo a Questão:os tribunais de contas, quanto à sua organização, encontram-se ligados à estrutura do Poder Legislativo?Não. "Pelo fato de os Tribunais de Contas estarem previstos constitucionalmente no capítulo dedicado ao Poder Legislativo, há doutrinadores que entendem estarem estas Cortes subordinadas àquele Poder. Contudo, é amplamente dominante o entendimento de que não existe uma relação de subordinação. Os Tribunais de Contas não integram o Poder Legislativo, nem estão a ele subordinados. Existe, sim, uma relação de cooperação."Fonte: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7487
Eu discordo.Levando em consideração várias questões de outras provas, os Tribunais de Contas encontram-se ligado ao Legislativo, mas não fazem parte dele.Em relação à questão, creio que o erro está em "bem como nos demais países que adotam o sistema". Diversos países no mundo têm sua corte de contas ligada ao Executivo, Legislativo ou Judiciário.Creio que no Livro "Controle Externo", de Luiz Henrique Lima, tem a explicação da trajetória das Cortes de Contas (tribunais ou auditorias gerais)
Essa questão está errada simplesmente porque existem paises onde o Tribunal de contas está ligado a outro poder como por exemplo Portugal onde o tribunal é ligado ao judiciário e paises da africa onde o tribunal é ligado ao poder executivo.
Fonte: Controle Externo. Luiz Henrique Lima. Comentário: "A primeira fase está correta. Há no mundo dois sistemas de controle externo: o dos tribunais de contas e o das auditorias-gerais ou controladorias-gerais. A segunda frase também está correta. A terceira frase está quase correta. Na imensa maioria dos países que adotam o sistema de tribunais de contas, esses se encontram ligados ao Poder Legislativo. Há, contudo, exceções, como em Portugal e na Grécia, cujos Tribunais de Contas compõem a estrtura do Poder Judiciário. Gabarito: ERRADO."

Atente-se para a diferença entre "estar ligado" e "estar subordinado". O TCU, no modelo brasileiro, está ligado a estrutura do Poder Legislativo e não subordinado a este. 
Os Tribunais de Contas em alguns países integram-se, como no caso do modelo francês, ao Poder Judiciário, ou funcionam como órgãos independentes na estrutura do Estado, como no caso brasileiro. As Auditorias Gerais funcionam, freqüentemente, como órgãos independentes, porém articulados aos Parlamentos. Logo, não é todo país que tem as cortes de contas ligadas à estrutura do Poder Legislativo.
Questão errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo