Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157024 Contabilidade Geral
        Uma companhia adquiriu uma máquina destinada à fabricação de peças automotivas, comprometendo-se a efetuar o pagamento ao fornecedor, no prazo de seis meses, por um valor superior ao preço que pagaria se a transação tivesse sido realizada à vista. A vida útil estimada da máquina é de cinco anos, podendo ela, ao final desse período, ser negociada no mercado por um valor estimado equivalente a 30% do seu preço na data de aquisição.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte, considerando o disposto na legislação societária e no pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que trata dos critérios de reconhecimento e mensuração aplicáveis a bens da espécie.


Na demonstração do resultado do exercício, o valor da depreciação da máquina será contemplado no custo do produto vendido e provocará redução do lucro auferido pela companhia apenas quando houver a venda das peças automotivas fabricadas com o uso da máquina.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: certo

Justificativa Cesp: De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado: 49. A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível. De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 16 (R1) - Estoques: 34. Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida. De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, essa despesa será discriminada como custo das mercadorias (no caso de empresa industrial, como custo dos produtos), reduzindo o lucro da empresa

- Bens diretamente ligados ao processo produtivo não haverá despesa, mas sim CPV

Por exemplo: a máquina deprecia 1 real a cada peça que ela produz. Cada peça custa 9 reais.

Nessa situação, esse 1 real não será considerado uma despesa. Ele integrará o custo do produto vendido.

Logo, o custo do produto será de 10 reais.

Se houver algum erro me corrijam.

Resposta: Certo.

…………………………

Justificativa:

De acordo com a legislação societária brasileira (Lei nº 6.404/76) e o CPC 27 – Ativo Imobilizado, os seguintes pontos são relevantes para análise:

1. Reconhecimento do Custo do Produto Vendido (CPV):

• A depreciação de uma máquina utilizada na produção de bens deve ser contabilizada como um custo indireto de produção, sendo alocada no estoque enquanto os bens não forem vendidos.

• Quando as peças automotivas forem vendidas, os custos relacionados, incluindo a depreciação, serão transferidos para o custo do produto vendido (CPV), reduzindo o lucro da companhia.

2. Relação com o Regime de Competência:

• De acordo com o regime de competência, as despesas e os custos são reconhecidos no período em que geram receitas. No caso, a depreciação da máquina só impactará o lucro quando os bens produzidos com o uso dela forem vendidos.

3. Impacto na Demonstração do Resultado do Exercício:

• O valor da depreciação será inicialmente alocado como custo do estoque de peças fabricadas.

• Apenas no momento da venda, o custo associado ao estoque (incluindo a depreciação) será reconhecido como custo do produto vendido, impactando o lucro.

…………………………

Conclusão:

O item está certo, pois a depreciação da máquina impactará o custo do produto vendido e, consequentemente, o lucro da companhia, apenas quando as peças automotivas produzidas forem vendidas.

Referências:

• CPC 27 – Ativo Imobilizado.

• NBC TG 16 – Estoques.

• Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.). Disponível em: https://www.planalto.gov.br.

• IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo