Claude Lévi-Strauss, em suas reflexões sobre Etnociência, s...
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Gabarito comentado
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Alternativa correta: E - A separação entre ciência ocidental e conhecimento indígena reflete um viés eurocêntrico que desvaloriza sistemas de conhecimento alternativos, levando à exclusão e marginalização desses saberes no discurso científico.
Claude Lévi-Strauss, um antropólogo influente, trouxe à luz a importância de se reconhecer a validade e o valor do conhecimento indígena. Ele apontou como o viés eurocêntrico, frequentemente predominante na ciência ocidental, tende a desconsiderar ou marginalizar outros sistemas de conhecimento cultural. Esta questão desafia o candidato a entender as implicações críticas dessa distinção na epistemologia moderna, ou seja, na teoria do conhecimento.
Alternativa E destaca a crítica que Lévi-Strauss faz ao eurocentrismo na ciência. Ele argumenta que a ciência ocidental frequentemente desvaloriza e marginaliza os saberes indígenas, não reconhecendo sua contribuição potencial ao discurso científico mais amplo. Essa alternativa é a correta porque aborda diretamente a crítica de Lévi-Strauss sobre a exclusão dos saberes indígenas.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Essa opção caracteriza o conhecimento indígena como essencialmente místico. Lévi-Strauss não desqualifica o conhecimento indígena como meramente místico ou sem contribuições científicas. Ele, na verdade, defende que esses sistemas de conhecimento têm seu próprio valor e lógica.
Alternativa B: Esta alternativa sugere que ciência ocidental e conhecimento indígena operam nos mesmos fundamentos lógicos. No entanto, Lévi-Strauss argumenta que eles são sistemas de conhecimento distintos, cada um com suas próprias particularidades e não necessariamente expressando as mesmas verdades universais.
Alternativa C: Aqui, é afirmado que a integração do conhecimento indígena na ciência moderna é inviável devido à falta de rigor. Lévi-Strauss não sugere que esses sistemas carecem de rigor; ao contrário, ele destaca a necessidade de apreciarmos a lógica interna e o valor dos conhecimentos indígenas.
Alternativa D: Esta opção limita a validade do conhecimento indígena apenas ao contexto de suas práticas culturais. Lévi-Strauss, no entanto, defende que esses conhecimentos têm potencial para serem aplicados de maneira mais ampla se forem reconhecidos e valorizados apropriadamente.
Compreender a crítica de Lévi-Strauss é importante para refletir sobre como diferentes culturas contribuem para a formação do conhecimento global e a necessidade de integrar diversos saberes no discurso científico contemporâneo.
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