Em uma instalação de bombeamento de uma empresa, uma bomba c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474897 Engenharia Mecânica
Em uma instalação de bombeamento de uma empresa, uma bomba centrífuga deve operar com vazão de 0,09 m3/s e recalcar água a uma altura manométrica de 9 m. No catálogo, o fabricante da bomba indica o NPSH (net positive succion head) igual a 5,5 m e rendimento de 60% na curva característica. Na sucção, a pressão atmosférica no local é igual a 700 mmHg, permitindo uma altura máxima de sucção de 9,5 m; as perdas correspondem a 1,2 mca e a pressão de vapor da água corresponde a 7,15 mca. A empresa tem disponíveis em estoque apenas motores elétricos comerciais de 5, 8, 10, 12, 15, 20 e 25 kW, entre os quais deve ser selecionado o que será usado para acionar a bomba. Considerando as informações acima, a densidade da água igual a 1.000 kg/m3 e g = 10 m/s 2 , julgue o  próximo  item.

O motor de 10 kW é suficiente para acionar a bomba.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

N = ¥.H.Q/n = 10000.9.0,09/0,6 = 13,5kW

Eu fiz diferente:

Hb=(9,5+9)+1,2=19,7mca

N = ¥.Hb.Q/n=10000*19,7*0,09/0,6=29,55kW

Concordo com o Danilo, 13,5 kW.

Luiz, a perda de carga geralmente já está inclusa na altura manométrica. E se por acaso fosse altura geométrica as perdas de carga entrariam somando e não subtraindo.

Pelos meus cálculos, a potência de bombeamento necessária é de 13,5 kW, devendo o motor de 15 kW ser selecionado. A fórmula que usei foi

Hb = rô * Q * H * g/n, sendo:

rô = massa específica;

g = aceleração da gravidade;

Q = vazão volumétrica;

H = altura de descarga.

Para resolver essa questão é preciso saber o conceito de Altura Manométrica:

Para isso, imagine uma bomba não afogada (acima do nível), onde da altura do centro da bomba até o nível de fluido que ela aspira é ha (altura topográfica de aspiração), a altura do centro da bomba até a altura de saída do fluido da tubulação para o seu destino é hr(altura topográfica de recalque). Vamos lá:

Altura Estática de Elevação= ha + hr

Altura Manométrica: ha+hr + perdas de carga - Altura topográfica do nível de fluido a ser aspirado até a saída dele da tubulação + perdas de carga desse percurso.

Altura total de aspiração (Ha): ha + perda de carga na aspiração + (vel.^2/2g) na aspiração

Altura total de Recalque (Hr): hr + perda de carga no recalque + (vel^2 /2g) no recalque

Dica! Quando falar de Altura Total, lembre de Energia... Total.. tudo... topográfico + energia (perda de carga, energia cinética)

Dica! Quando falar de altura manimétrica, lembre de altura de projeto (já está inclusa a altura topográfica e as perdas de carga, basicamente o necessário para projetar a tubulação e DIMENSIONAR A BOMBA) por isso na Equação da bomba, o h da equação é a altura Manométrica!!!

Eq. Bomba: rô.g.(hmanométrica).Q / (Eficiência)

Eq turbina: rô.g.(hmanométrica).Q x (Eficiência)

Se eu tiver vacilado em algo, por favor, me corrija!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo