O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970124 Odontologia
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 52 anos de idade, sexo masculino, é jardineiro há 27 anos. Por orientação médica, deixou de fumar há seis meses, após fazer uso diário de cerca de um maço de cigarros ao dia, por cerca de 30 anos. O paciente refere consumir bebida alcoólica “ao fim do dia” e relata uma “bola” abaixo da língua, que “começou a crescer” há cerca de 6 meses. O exame clínico mostra uma massa exofítica nodular fixa, com 2 cm de diâmetro, no assoalho da boca. A lesão apresenta coloração rosa, textura superficial rugosa, aspecto heterogêneo e margens difusas. À palpação, a lesão mostra-se firme e endurecida.
O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - carcinoma de células escamosas. Vamos entender o porquê.

Carcinoma de células escamosas é o tipo mais comum de câncer oral e geralmente está associado a fatores de risco como tabagismo e consumo de álcool, que são hábitos presentes no histórico do paciente descrito. A lesão exofítica nodular no assoalho da boca, com características de firmeza, textura rugosa e margens difusas, é típica deste tipo de carcinoma. Além disso, alterações recentes, como o crescimento da massa em poucos meses, reforçam a suspeita de malignidade, destacando a necessidade de confirmação via biópsia e exame anatomopatológico.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Adenoma pleomorfo: Os adenomas pleomorfos são tumores benignos das glândulas salivares. Eles geralmente apresentam crescimento lento e são mais comuns em áreas como a parótida, não sendo típicos do assoalho da boca. Além disso, a descrição clínica não corresponde a essa condição.

B - Rânula: Rânulas são cistos de retenção de mucina que ocorrem nas glândulas salivares do assoalho da boca. Elas costumam ser flutuantes e translúcidas, não apresentando a textura rugosa ou a firmeza descrita na lesão do paciente.

C - Angioedema: Esta condição se caracteriza por inchaço súbito e transitório na pele ou mucosas, geralmente associado a reações alérgicas. O quadro descrito de uma massa firme e endurecida em crescimento não condiz com as características do angioedema.

D - Carcinoma basocelular: Embora o carcinoma basocelular seja um tipo comum de câncer de pele, ele raramente ocorre na cavidade oral. Sua localização mais comum é em áreas expostas à luz solar, como o rosto, e não no assoalho da boca.

Com base nas informações clínicas fornecidas e no histórico do paciente, a alternativa E é a que melhor se encaixa no quadro clínico apresentado, justificando seu diagnóstico provável como carcinoma de células escamosas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta o caso de um paciente que possui uma grande quantidade de fatores de risco para o desenvolvimento de um carcinoma de células escamosas. Este tipo de câncer é comum em indivíduos de idade avançada, especialmente naqueles que possuem hábitos de tabagismo e consumo de álcool – ambos presentes no histórico do paciente em questão. É importante notar que o tabagismo, em particular, é um forte fator de risco para câncer de boca, e neste caso, o paciente fumou por aproximadamente 30 anos. Ademais, a descrição da lesão é consistente com um carcinoma de células escamosas, apresentando uma massa nodular fixa com textura rugosa e endurecida. Por isso, a alternativa E - "carcinoma de células escamosas, a esclarecer após biópsia e exame anatomopatológico" - é a correta, pois sugere a necessidade de uma biópsia para confirmar o diagnóstico, o que é apropriado neste caso. As outras opções não são consistentes com o histórico e a descrição clínica do paciente.

O carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele, tem origem em certas células da camada externa da pele (epiderme).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo