Acerca do tratamento de resíduos da construção civil, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105399 Engenharia Civil

Acerca do tratamento de resíduos da construção civil, julgue o próximo item.


Resíduos da construção civil poderão ser dispostos, provisoriamente, em aterros de resíduos sólidos urbanos ou em áreas de bota-fora, desde que haja autorização por parte do órgão municipal competente.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO ERRADO.

Essa questão está errada porque os resíduos da construção civil não podem ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos ou em áreas de bota-fora, mesmo que haja autorização do órgão municipal competente. A legislação brasileira, especialmente a Resolução CONAMA nº 307/2002, estabelece diretrizes específicas para a gestão dos resíduos da construção civil.

De acordo com a norma, os resíduos da construção civil devem ser classificados, segregados e destinados de maneira ambientalmente adequada, como a reutilização, reciclagem ou encaminhamento para áreas específicas destinadas a esse tipo de resíduo, como áreas de transbordo, triagem ou aterros específicos para resíduos de construção civil. O depósito em aterros de resíduos sólidos urbanos ou em áreas de bota-fora é proibido, pois essas áreas são destinadas a outros tipos de resíduos e não possuem estrutura adequada para receber resíduos da construção civil.

Portanto, a questão está errada ao sugerir que haveria uma exceção com autorização municipal, o que vai contra as normas vigentes.

CHAT GPT.

Gab- errado

De acordo com a Resolução CONAMA nº 307/2002, art. 4º, § 1º, os resíduos da construção civil não podem ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos, áreas de 'bota-fora', encostas, corpos d'água, lotes vagos ou áreas protegidas por lei.

Esses resíduos são classificados em classes pela mesma resolução e devem receber destinação final adequada conforme sua classificação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo