Sobre os sistemas de identificação numérica de documentos, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932231 Biblioteconomia
Sobre os sistemas de identificação numérica de documentos, são corretas as proposições:

I. DOI é o sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre usuários e produtores.

II. ISAN é o sistema de código numérico cujo objetivo é identificar uma obra audiovisual com um número único e permanente, de modo a permitir que seja reconhecida sem ambiguidade e internacionalmente.

III. ISBN é o sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

IV. ISMN foi criado em 1993, para identificar editores e obras musicais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Todas estão corretas.

Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que todas estão corretas:

I. DOI (Digital Object Identifier): É um sistema de identificação numérica para conteúdos digitais, como artigos de periódicos eletrônicos, eBooks e outros tipos de mídia. O DOI proporciona um link permanente para o local na internet, o que facilita o acesso e a transação de informações, garantindo que mesmo que a URL mude, o DOI continuará a direcionar para o recurso correto.

II. ISAN (International Standard Audiovisual Number): Como a afirmação indica, o ISAN é um sistema de identificação único e permanente para obras audiovisuais. Esse número permite a identificação inequívoca de filmes, programas de televisão, e outros conteúdos audiovisuais em uma escala global.

III. ISBN (International Standard Book Number): Este é um identificador único para livros, permitindo a identificação exata de uma publicação levando em conta elementos como título, autor, país e editora. Também diferencia edições distintas da mesma obra. É comum o uso de códigos de barras para representar o ISBN, facilitando processos de venda e distribuição em diversos países e idiomas.

IV. ISMN (International Standard Music Number): Criado para catalogar partituras musicais, o ISMN identifica tanto os editores quanto as obras musicais impressas, promovendo um meio padronizado de referência e facilitando a gestão de direitos autorais e distribuição.

Todos esses sistemas de identificação numérica possuem o objetivo comum de garantir a identificação precisa e universal de obras de diferentes tipos de mídia, sejam elas impressas ou digitais. Eles são fundamentais para a gestão de informação e direitos autorais, para o comércio globalizado de produtos culturais e para a pesquisa acadêmica.

Portanto, ao analisar cada um dos itens apresentados na questão, confirmamos que todas as proposições estão corretas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra E. Concordo? Não:

I - O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido em 1994 pela Associação de Publicadores Americanos (AAP), com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc).

II - International Standard Audiovisual Number (ISAN) é um identificador exclusivo para obras audiovisuais e versões relacionados, semelhante ao ISBN para livros. 

III - O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo título, autor, país, editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização das obras. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

IV- O International Standard Music Number (ISMN) é o número internacional que identifica unicamente as publicações de música escrita, já seja para a sua venda, aluguer, difusão gratuita ou a efeitos de direitos de autor. Serve para racionalizar a elaboração e o tratamento das publicações de música escrita e seus respectivos dados bibliográficos, para as editoriais, o comércio de música e as bibliotecas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo