Leia as afirmativas a seguir: I. O período em que Getúlio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732168 História
Leia as afirmativas a seguir:
I. O período em que Getúlio esteve no governo de forma constitucional foi marcado pelo surgimento de duas correntes político-ideológicas antagônicas, que refletiam no cenário brasileiro o conflito europeu entre fascistas e socialistas. São elas: Ação integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL). II. Quando o Brasil alcançou a independência, o setor primário certamente respondia por grande parte do produto interno e das exportações, com predominância da agropecuária.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a letra A, indicando que ambas as afirmativas são verdadeiras. Vamos analisá-las separadamente para compreender o contexto de cada uma:

I. O governo de Getúlio Vargas foi, de fato, um período marcado pelo antagonismo de duas grandes correntes político-ideológicas em solo brasileiro. A Ação Integralista Brasileira (AIB), inspirada nos movimentos fascistas da Europa, e a Aliança Nacional Libertadora (ANL), de inspiração socialista, representavam os reflexos das tensões globais pré-Segunda Guerra Mundial no Brasil. Esta afirmação é verdadeira.

II. Ao alcançar a independência, o Brasil tinha uma economia fortemente baseada no setor primário, com grande ênfase na agropecuária para geração do produto interno e das exportações. Isso reflete a estrutura econômica da época, onde a produção agrícola era preponderante e representativa na composição das atividades econômicas do país. Portanto, esta afirmação também é verdadeira.

Com base nessa análise, confirmamos que a alternativa A é a correta, pois ambas as afirmativas são verdadeiras e consistentes com o contexto histórico e econômico do Brasil nos períodos mencionados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB-A

Quando o Brasil alcançou a independência, o setor primário certamente respondia por grande parte do produto interno e das exportações, com predominância da agropecuária. Não existem estatísticas de produção agrícola para o século XIX.

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista do Brasil

AIB

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.

TODOS GOSTAM DE HISTÓRIA. O QUE MUDA É O JEITO QUE ELA É CONTADA!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo