Acerca dos encaminhamentos para a psicologia escolar e Educ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133376 Pedagogia

Acerca dos encaminhamentos para a psicologia escolar e Educacional, analise os dois casos:

     Caso 1: Um menino de 6 anos, aqui chamado C., foi encaminhado pela escola para um psicólogo, com as seguintes queixas: não faz a lição de casa nem em sala de aula; não para quieto na sala de aula; desafia a professora e ri quando ela fica irritada; perturba as meninas durante a aula e no recreio; desobedece na escola e em casa; inventa histórias e fala o dia inteiro, até mesmo quando está sozinho.

    Caso 2: F. é um menino de 9 anos que possui as seguintes queixas escolares: vive no “mundo da lua”; não faz a lição de casa nem na escola; distrai-se com qualquer coisa; é “bonzinho” e todos se preocupam, pois não consegue aprender; mesmo quando estuda, na hora da prova esquece tudo e acaba tirando notas baixas.

Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ (Org.). Conversações em Psicologia e Educação.Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2016. p.13.


Das possíveis problematizações referentes ao encaminhamento ao setor de psicologia nas escolas, a/o psicóloga/o escolar/educacional deve considerar que

  I. ela/e tende a compreender o fenômeno do fracasso escolar como algo da ordem do psiquê do indivíduo, desconsiderando o contexto escolar na compreensão do fenômeno;

 II. o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser diagnosticado por um médico especialista na área da neurologia, a partir de exames clínicos;

III. a bula do medicamento mais utilizado para o tratamento de TDAH, o cloridrato de mitilfenidato, recomenda que as crianças passem um período sem o medicamento, especialmente, durante as férias escolares;

IV. atualmente, nas escolas, apenas os alunos diagnosticados, a partir de exames físicos e laboratoriais, são tratados como crianças com transtornos neurológicos.

verifica-se que estão corretas apenas 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - I e III.

Para resolver essa questão é necessário entender o papel do psicólogo escolar e educacional e como ele deve abordar os problemas de aprendizagem e comportamento. É essencial ter conhecimento sobre as práticas de encaminhamento para a psicologia e as teorias que explicam os fenômenos do fracasso escolar, bem como o diagnóstico e tratamento do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Vamos às justificativas para a alternativa correta:

I. O psicólogo escolar/educacional deve evitar a compreensão do fracasso escolar como um problema exclusivo do aluno, sem considerar o contexto educacional. Esta afirmação é correta porque a psicologia escolar contemporânea enfatiza a importância de olhar para os fatores sociais, culturais e institucionais que podem influenciar o comportamento e o desempenho do aluno.

III. A bula do medicamento cloridrato de metilfenidato, de fato, recomenda uma pausa no uso, principalmente durante as férias escolares, para avaliar o estado do paciente e a necessidade do medicamento. Esta afirmação é correta pois reflete uma prática comum no tratamento do TDAH, visando a reduzir a dependência e avaliar a evolução do quadro sem o medicamento.

As demais alternativas são incorretas:

II. O diagnóstico de TDAH não é feito exclusivamente por exames clínicos ou por um médico neurologista, mas sim por uma avaliação comportamental e psicológica detalhada, levando em conta diversos aspectos do desenvolvimento da criança ou do adolescente.

IV. Não é verdade que nas escolas apenas alunos diagnosticados por exames físicos e laboratoriais são tratados como tendo transtornos neurológicos. O diagnóstico geralmente envolve uma avaliação multidisciplinar e não se baseia apenas em exames laboratoriais, mas também em observações clínicas e psicológicas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo