Um controle interno só pode ser considerado efetivo se a mai...
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que o erro da questão é dizer "a maioria dos componentes", quando o COSO afirma que para que o sistema de controles internos seja efetivo, é necessário que cada um dos cinco componentes do sistema de controle esteja presente e funcionando adequadamente.
Segundo COSO (http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf)
"É praticamente impossível que duas organizações venham ou devam aplicar o gerenciamento de riscos de uma forma idêntica. As organizações e suas características e necessidades de administração de riscos diferem amplamente de acordo com o setor e o porte, e segundo a filosofia e cultura administrativa. Desse modo, embora todas as organizações devam ter cada um dos componentes implementados e funcionando efetivamente, a aplicação do gerenciamento de riscos corporativos, inclusive com o emprego de ferramentas e técnicas e aatribuição de funções e responsabilidades, geralmente serão muito específicas."
[...]"O grau de profundidade, de amplitude e de disciplina na identificação de eventos pode variar de uma organização para outra. A administração seleciona as técnicas compatíveis com a sua filosofia de gestão de riscos e assegura que a entidade desenvolve as funcionalidades necessárias de identificação de eventos e que as ferramentas de apoio estão implementadas. De um modo geral, a identificação necessita ser suficientemente eficaz pelo fato de ser a base dos componentes da avaliação de riscos e da resposta a
estes."
Gabarito: errado
"It's under high pressure that diamonds are made."
O COSO afirma é necessário que todos os cinco componentes do sistema de controle estejam funcionando adequadamente e de forma integrada para que o Controle Interno seja realizado de maneira efetiva.
"A Estrutura estabelece os requisitos para um sistema eficaz de controle interno, que proporciona segurança razoável acerca da realização dos objetivos da entidade. Um sistema de controle interno eficaz reduz, a um nível aceitável, o risco de não se atingir o objetivo de uma entidade e pode estar relacionado a uma, duas ou todas as três categorias de objetivos. O sistema requer:
A presença e o funcionamento de cada um dos cinco componentes e princípios relacionados. “Presença” refere-se à determinação da existência dos componentes e princípios relacionados no desenho e na implementação do sistema de controle interno para atingir objetivos especificados. “Funcionamento” refere-se à determinação de que os componentes e princípios relacionados continuem a existir na operação e na condução do sistema de controle interno para atingir objetivos especificados;
Os cinco componentes operam em conjunto de forma integrada. “Operam em conjunto” refere-se à determinação de que todos os cinco componentes, em conjunto, reduzam a um nível aceitável o risco de não se atingir o objetivo. Os componentes não devem ser considerados de forma separada; eles operam em conjunto como um sistema integrado. Os componentes são interdependentes e contam com uma profusão de inter-relacionamentos e ligações entre si, especialmente a maneira como os princípios interagem dentro e entre todos os componentes."
Fonte: http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/coso/COSO_ICIF_2013_Sumario_Executivo.pdf
OS COMPONENTES DE CONTROLE INTERNO SÃO:
1. AMBIENTE DE CONTROLE
2. AVALIAÇÃO DE RISCO
3. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
4. ATIVIDADES DE CONTROLE
5. MONITORAMENTO DOS CONTROLES
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo