Os padrões de projeto (Design Patterns) são classificados ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Criacional. Estrutural. Comportamental.
Os padrões de projeto (Design Patterns) são soluções recorrentes para problemas comuns no desenvolvimento de software. Eles são classificados em três categorias principais: Criacionais, Estruturais e Comportamentais.
Vamos analisar cada uma dessas categorias:
Padrões Criacionais: Estes padrões lidam com a criação de objetos de forma controlada e eficiente. Exemplos incluem o Singleton, Factory Method e Abstract Factory. Eles ajudam a abstrair o processo de instanciação, tornando o código mais flexível e reutilizável.
Padrões Estruturais: Estes padrões dizem respeito à composição de classes e objetos para formar estruturas maiores. Exemplos incluem Adapter, Composite e Decorator. Eles ajudam a garantir que, ao combinar classes e objetos, o sistema permaneça flexível e eficiente.
Padrões Comportamentais: Estes padrões se concentram na forma como os objetos interagem e se comunicam entre si. Exemplos incluem Observer, Strategy e Command. Eles ajudam a definir claramente como os objetos trocam informações e colaboram para realizar tarefas.
Agora, vamos justificar as alternativas incorretas:
A - Situacional. Estrutural. Complementar.
Explicação: A categoria Situacional não é reconhecida na literatura padrão de design patterns. Além disso, a categoria Complementar não existe. Somente Estrutural é uma categoria correta nesta opção.
B - Criacional. Evolutiva. Contingencial.
Explicação: As categorias Evolutiva e Contingencial não são reconhecidas na classificação tradicional de design patterns. Apenas Criacional é válida.
C - Compartimental. Vinculada. Comportamental.
Explicação: As categorias Compartimental e Vinculada não fazem parte da classificação oficial de design patterns. Só Comportamental está correta.
D - Criacional. Step-by-step. Orientada a requisitos.
Explicação: As categorias Step-by-step e Orientada a requisitos não são reconhecidas na classificação oficial. Apenas Criacional é válida.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer as categorias dos padrões de projeto e as razões pelas quais a alternativa E é a correta. Qualquer dúvida adicional, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Padrões de Criação: Abstraem o processo de criação de objetos a partir da instanciação de classes
- Padrões Estruturais:Tratam da forma como classes e objetos estão organizados para formar estruturas maiores
- Padrões Comportamentais: Preocupam-se com algoritmos e responsabilidades dos objetos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo