Na abordagem crítica da educação, as relações pedagógicas sã...
I. A ideologia vinculada ao ensino do conhecimento verdadeiro;
II.A cultura como um conjunto de valores e conhecimentos a serem transmitidos;
III. O poder manifestado através de linhas divisórias, que separam os diferentes grupos sociais;
IV. O currículo considerado como um artefato social e cultural.
Podemos afirmar que:
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Alternativa correta: C - As alternativas III e IV são verdadeiras.
A questão aborda um ponto central da abordagem crítica da educação, que é uma perspectiva que busca compreender e transformar as estruturas e processos educacionais que estão imbricados com questões de poder, cultura e ideologia. Vamos explorar os conhecimentos necessários e entender por que a alternativa C é a correta:
No contexto crítico, a educação não é vista como um processo neutro de transmissão de conhecimento, mas como algo que está profundamente enraizado nas estruturas sociais e culturais da sociedade. Por isso, o III. Poder manifestado através de linhas divisórias, que separam os diferentes grupos sociais, é um tema fundamental. Ele se refere à ideia de que a educação pode reproduzir desigualdades sociais existentes ao perpetuar divisões e hierarquias entre diferentes grupos.
Além disso, o IV. Currículo considerado como um artefato social e cultural, é outro tema crucial. Essa concepção do currículo o entende como algo que é construído socialmente e que reflete os valores, crenças e conhecimentos considerados importantes por determinadas culturas ou grupos sociais. O currículo, portanto, não é apenas uma seleção neutra de conteúdos, mas uma construção que carrega em si escolhas ideológicas e culturais específicas.
Essa perspectiva crítica coloca em questão quem decide o que é ensinado e por quê, enfatizando como o conhecimento e a cultura são valorizados ou desvalorizados no processo educativo, levando em consideração as relações de poder.
As alternativas I e II, apesar de serem temas discutidos dentro dos enfoques críticos, não estão corretas no contexto desta questão especificamente. A I. Ideologia vinculada ao ensino do conhecimento verdadeiro parece implicar uma noção de que existe um "conhecimento verdadeiro" único e universal, o que vai contra a abordagem crítica que vê o conhecimento como algo que está sempre em disputa e ligado a contextos socioculturais específicos. A II. Cultura como um conjunto de valores e conhecimentos a serem transmitidos, omitindo a análise crítica de como esses "valores e conhecimentos" são selecionados e quem detém o poder de defini-los e impô-los.
Portanto, com base na análise dos temas apresentados na questão e no entendimento da abordagem crítica da educação, a alternativa correta é a C, pois as alternativas III e IV refletem mais precisamente os temas fundamentais discutidos por essa perspectiva.
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