O ensino dos jogos e dos esportes na escola nas aulas de Ed...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2330037 Educação Física
O ensino dos jogos e dos esportes na escola nas aulas de Educação Física apresenta a ludicidade como um dos aspectos a ser considerado pelos professores no sentido de orientar a estruturação e o planejamento das atividades. Segundo Macedo (2005), podemos analisar a dimensão lúdica a partir de cinco indicadores. Nos itens que seguem abaixo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta somente indicadores da dimensão lúdica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B: "Prazer funcional, desafio, criação de possibilidades, dimensão simbólica e expressão construtiva ou relacional".

A questão aborda a ludicidade no ensino dos jogos e esportes nas aulas de Educação Física, um aspecto essencial que os professores devem levar em consideração ao planejar e estruturar suas atividades. Segundo Macedo (2005), a ludicidade pode ser analisada sob cinco indicadores específicos.

Agora, vamos entender por que a alternativa B é correta e as demais não são:

Alternativa B: "Prazer funcional, desafio, criação de possibilidades, dimensão simbólica e expressão construtiva ou relacional".

Esta alternativa está correta porque apresenta todos os indicadores da dimensão lúdica conforme descrito por Macedo (2005). Cada um desses termos refere-se a elementos importantes para a experiência lúdica:

  • Prazer funcional: A satisfação obtida pela realização de uma atividade física.
  • Desafio: A superação de obstáculos que promove o engajamento e desenvolvimento pessoal.
  • Criação de possibilidades: A oportunidade de explorar novas formas de movimentação e interação.
  • Dimensão simbólica: O significado atribuído às atividades que vão além da mera execução técnica.
  • Expressão construtiva ou relacional: A capacidade de construir algo novo ou estabelecer relações por meio das atividades.

Alternativa A: "Experimentação, desafio, criatividade, inclusão e afetividade".

Embora esta alternativa contenha elementos relevantes, como desafio e creatividade, que são próximos aos indicadores de Macedo, ela inclui termos como experimentação, inclusão e afetividade, que não são especificamente mencionados como indicadores da dimensão lúdica por Macedo.

Alternativa C: "Participação efetiva, alegria, satisfação pessoal, liberdade e expressão criativa".

Esta alternativa também inclui termos importantes no contexto educacional, como alegria e liberdade, mas não corresponde exatamente aos indicadores da ludicidade definidos por Macedo. Faltam termos como dimensão simbólica e prazer funcional.

Alternativa D: "Espontaneidade, prazer funcional, liberação do conflito, motivação e expressão construtiva".

Apesar de mencionar prazer funcional e expressão construtiva, que são indicadores corretos, ela inclui termos como espontaneidade, liberação do conflito e motivação, que não são especificamente listados por Macedo como indicadores da dimensão lúdica.

Em suma, a correta identificação dos indicadores da dimensão lúdica é fundamental para um planejamento eficaz das atividades de Educação Física escolar, promovendo um ambiente que estimula o desenvolvimento integral dos alunos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Macedo (2005), podemos analisar a dimensão lúdica a partir de cinco indicadores.

B

Prazer funcional, desafio, criação de possibilidades, dimensão simbólica e expressão construtiva ou relacional. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo