Conforme Raichelis e Arregui (2021), a precarização do traba...
( ) O cotidiano profissional é marcado por tensões e desafios, mas é nesse mesmo cotidiano que se apresentam as possibilidades de superação e enfrentamento das requisições impostas, às quais os/as assistentes sociais não estão obrigados/as a se submeter, dispondo de autonomia relativa para propor e negociar suas propostas profissionais.
( ) No âmbito das relações trabalhistas, desde os anos 2000, experimenta-se um processo permanente de erosão do trabalho contratado, regulado e protegido dominante no século XX, mesmo que no Brasil tenha se instalado um Estado de bem-estar social.
( ) As metamorfoses no mundo do trabalho incidem no mercado de trabalho do Serviço Social e no exercício profissional de assistentes sociais e demais profissionais, em uma contextualização de degradação do trabalho e precarização das condições em que ele é exercido, impactando não apenas as condições materiais dos sujeitos que vivem do trabalho, mas também suas sociabilidades individual e coletiva.
( ) No que se refere às condições e relações de trabalho, assistentes sociais, na condição de trabalhadores/as assalariados/as, são submetidos/as aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: A. O seguinte trecho não se justifica na alternativa B "mesmo que no Brasil tenha se instalado um Estado de bem-estar social."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo