Os padrões mínimos para farmácia hospitalar e serviços de s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997185 Farmácia
Os padrões mínimos para farmácia hospitalar e serviços de saúde da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) traz recomendações para aumentar a segurança e qualidade ao paciente hospitalizado. Segundo os parâmetros de recursos humanos, o hospital que desenvolver atividades clínicas para pacientes internados em unidades de alta complexidade deve possuir, no mínimo, por unidade clínica:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Atividades clínicas (Pacientes internados em unidades de alta complexidade): 1 farmacêutico por unidade clínica (máximo de 30 leitos)Atividades clínicas (Pacientes internados em unidades de alta complexidade): 1 farmacêutico por unidade clínica (máximo de 30 leitos)

O número de farmacêuticos e de auxiliares dependerá das atividades desenvolvidas, da complexidade do cuidado, do número de leitos, do grau de informatização e mecanização da unidade. Dessa forma, de acordo com a tabela da SBRAFH, nas Atividades clínicas (Pacientes internados em unidades de alta complexidade) é recomendado 1 farmacêutico por unidade clínica (máximo de 30 leitos).

Atividades clínicas

  • Paciente internado em unidades de baixa e média complexidade: 1 farmacêutico para cada unidade clínica com até 40 leitos.

  • Pacientes internados em unidades de alta complexidade: 1 farmacêutico por unidade clínica (máximo de 30 leitos).

Atividades clínicas

1. Alta complexidade - 1 farmacêutico/30 pacientes

2. Baixa e média complexidade - 1 farmacêutico/40 pacientes

Nutrição parenteral

• 1 farmacêutico/20 pacientes

Manipulação de antineoplásicos

• 1 farmacêutico/50 preparações

Dispensação orientada

• 1 farmacêutico/100 pacientes - dia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo