Para Juncá (2012) é preciso investir na competência crítica ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171626 Serviço Social
Para Juncá (2012) é preciso investir na competência crítica e questionadora, na competência teórica e propositiva, na competência ética e política. É preciso cotidianizar a pesquisa, assumir a postura investigativa que liberta da concepção de que prática é, simplesmente, ação. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Tema Central: A questão trata sobre a importância de desenvolver uma postura crítica e investigativa no Serviço Social. É fundamental compreender que o exercício profissional não se limita a seguir receitas prontas. Em vez disso, é necessário investir em conhecimento crítico, ético e político, que vise a emancipação social.

Justificativa para a Alternativa Correta (C): A alternativa C afirma que o conhecimento é um fenômeno político e, portanto, deve ser utilizado para promover a emancipação. Isso está alinhado com a ideia central de Juncá, que enfatiza a importância de se investir em uma "informação competente" para transformar a prática profissional em um processo emancipador, não apenas na reprodução de ações.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A: Esta alternativa sugere que a prática profissional é algo acabado e deve seguir receitas. Isso contraria a visão de que a prática deve ser crítica e investigativa, sendo um processo contínuo de aprendizado e adaptação.
  • B: A afirmação de que a intervenção deve estar na "superficialidade dos fatos" vai contra a necessidade de uma análise aprofundada e crítica da realidade, promovendo uma prática informada e transformadora.
  • D: A ideia de que a realidade instituída esgota todas as possibilidades nega a capacidade de transformação social e ignora a capacidade do Serviço Social de criar novos encontros entre conhecimento e prática.
  • E: A noção de que rotinas significam repetição constante falha em reconhecer que a prática no Serviço Social deve ser dinâmica e adaptativa, questionando e transformando a realidade cotidianamente.

Em resumo, a alternativa C destaca a importância da prática informada e crítica no Serviço Social, buscando a emancipação através de um conhecimento politicamente engajado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O fazer cotidiano e o exercício da crítica Como atuar hoje, sem um agir-refletir crítico, sem uma sólida fundamentação teórica, sem encarar a prática em sua contextualidade e temporalidade histórica? Esta é uma questão que queremos discutir e que nos coloca diante de um primeiro ponto a considerar: o que é o Serviço Social?

http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSocial27_Se%C3%A7%C3%A3o_Livre_Junc%C3%A11.pdf.

PÁG 182

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo