A reflexão ética, desvinculada da concepção de totalidade po...
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C (certo)
O tema central da questão é o projeto ético-político do Serviço Social, que é sustentado por documentos fundamentais como a Lei n.º 8.662/1993 e o Código de Ética Profissional de 1993. Esses documentos são pilares importantes na formação e atuação dos assistentes sociais e visam garantir a prática profissional comprometida com a justiça social, a defesa dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais igualitária.
A questão aborda a importância de reflexão ética na prática do assistente social, destacando que essa reflexão não deve estar desvinculada de uma concepção de totalidade. Isso significa que o profissional precisa enxergar o contexto social em sua totalidade, compreendendo as influências econômicas, políticas e culturais que afetam a realidade social. Desvincular a ética dessa totalidade pode levar à reprodução de uma moral imposta pela ideologia dominante, que perpetua desigualdades e favorece o processo de alienação da sociedade.
Essa análise é consistente com o Código de Ética do Serviço Social, que incentiva os profissionais a atuarem criticamente, questionando e desafiando as estruturas injustas e dominantes. Ao reconhecer que a ética deve estar sempre ligada a um entendimento amplo e crítico da realidade, o profissional pode evitar cair em armadilhas ideológicas que reforçam o status quo.
Portanto, a alternativa correta é C - certo, pois reflete a necessidade de uma prática ética crítica e consciente que desafia a alienação e promove a transformação social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Paulo, para a resolução desta questão, deve se considerar primeiro que a reflexão ética sempre acompanhou a nossa profissão, a título de exemplo, tivemos cinco Códigos de Éticas, mas claro que, este embasamento “legal” está diretamente relacionado à concepção teórica da profissão, em consonância com o contexto histórico. Ok? ... Então, sobre a reflexão ética que o autor traz no enunciado da questão, entendo que seja o compromisso que assumimos na defesa da classe trabalhadora, quando desvinculada da concepção de totalidade – é o alcance da compreensão da lógica do todo que implica na compreensão da sua estrutura dialética. Marx é quem trata dessa concepção. Destarte, a questão segue corretamente ao afirmar a possibilidade de reprodução da moral imposta pela ideologia dominante, o que nos remete as concepções: fenomenologica e estrutural funcionalista. Este foi o meu pensamento para resolver a questão, e consegui acertar.
Espero ter lhe ajudado.
Bons estudos!
Demarcar o ponto de vista da totalidade na análise do real significa contrapor-se à "razão cínica" ou à "miséria da razão", que afirmam-se cada vez mais como perspectivas particularistas e manipulatórias consonantes às manifestações multifacetadas, características da realidade contemporânea. A inserção dos indivíduos no espaço social, na atualidade, vem ocorrendo de forma crescente através de ações multidimensionais, descontínuas e fragmentárias. A vida social, enquanto totalidade, é, no dizer de Jameson (1996), mais irreconciliável com a lógica que preside o mundo atual. Nesse rastro ocorre a proliferação de teorias do fragmentário, da heterogeneidade, do aleatório, reforçando a "alienação e reificação do presente" e provocando um estilhaçamento dos nossos modos de representação
http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=294
GABARITO: CERTO
A reflexão ética, desvinculada da concepção de totalidade possibilita a reprodução da moral imposta pela ideologia dominante e consequentemente o fortalecimento do processo de alienação.
✓ Correto, visto que a desvinculação da totalidade faz com que a atuação se paute em uma perspectiva conservadora e ditante da moral. Em nossa atuação, devemos nos voltar à totalidade e sempre ter um olhar diferenciado, buscando a criticidade e descortinar o aparente.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Correta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo