Com base na expansão marítima europeia e na colonização das ...
A mais lucrativa atividade das colônias portuguesas na América no início do século XVII era a plantação e a comercialização de açúcar, mas, com a invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654) e a posterior retomada da região, a cultura da cana-de-açúcar foi levada para as Antilhas, fazendo concorrência à produção brasileira e motivando uma grave crise comercial em Portugal.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Certo
Análise da afirmativa: A afirmação está correta. Durante o início do século XVII, a economia das colônias portuguesas na América era fortemente baseada na plantação e comercialização de açúcar. A produção açucareira era a mais lucrativa e se concentrava no nordeste do Brasil, especialmente em Pernambuco. A invasão holandesa na região, durante o período de 1630 a 1654, impactou significativamente essa atividade econômica. Após a expulsão dos holandeses e a retomada do controle pela coroa portuguesa, os holandeses utilizaram o conhecimento adquirido e levaram a cultura da cana-de-açúcar para as Antilhas, o que resultou em uma forte concorrência para o açúcar brasileiro. Este fato contribuiu para uma grave crise comercial em Portugal, pois o açúcar era um dos principais produtos de exportação do império.
Portanto, a alternativa está correta ao reconhecer que a plantação e a comercialização de açúcar foram atividades centrais no cenário econômico colonial e que a concorrência estrangeira estimulada pela ação dos holandeses nas Antilhas teve um impacto negativo para a economia portuguesa no período mencionado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Houve a concorrência do açucar antilhano
Os holandeses expulsos do Brasil plantaram açúcar nas Antilhas e o venderam a um preço mais barato do que o produzido no Brasil. Fato que resultou em crise econômica para a metrópole portuguesa.
A concorrência holandesa foi uma das principais causas da crise do açúcar brasileiro no período colonial, pois eles conseguiram produzir açúcar mais barato e de melhor qualidade do que o brasileiro.
Vale ressaltar que, apesar da crise, a produção e exportação de açúcar permaneceram como principais atividades econômicas até o apogeu do Ciclo do Ouro (segunda metade do século XVIII).
Durante a segunda metade do século XVII, vemos que o triunfo alcançado pelo açúcar já não era mais o mesmo. Nessa época, os holandeses foram expulsos da região Nordeste – principal polo de fabricação do açúcar brasileiro – para empreender o cultivo de cana-de-açúcar nas Antilhas. Nesse contexto, Portugal não conseguiu fazer frente ao preço e à qualidade mais competitiva do açúcar antilhano. De tal modo, a produção açucareira entrara em crise.
GABARITO OFICIAL: CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo