Julgue o item subsequente, acerca do papel do estado e das f...
Julgue o item subsequente, acerca do papel do estado e das funções econômicas por ele desempenhadas.
A função alocativa tem como objetivo promover a alocação
de recursos na distribuição de renda e realizar o equilíbrio no
balanço de pagamentos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"A função alocativa tem como objetivo promover a alocação de recursos
Uma pequena bagunça. A função alocativa tem como objetivo promover a alocação de recursos no fornecimento de bens e serviços à sociedade. Esta função econômica do Estado está relacionada à provisão de bens públicos ou semi-públicos, os quais não são ofertados ou são ofertados insuficientemente pelo setor privado.
Distribuição de renda está abarcada pela função distributiva do governo e realizar o equilíbrio no balanço de pagamentos pode estar relacionada à função estabilizadora, já que esta se ocupa da administração de variáveis macroeconômicas relevantes tais como crescimento econômico, estabilidade de preços (inflação) e níveis de emprego.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Função Distributiva: Governo intervém para distribuir melhor a renda entre indivíduos ou setores da sociedade, por meio de transferências, impostos, subsídios e outras políticas como a seguridade social e o salário mínimo.
Acho que essa parte final (do BP) tem mais a ver com função estabilizadora:
Função Estabilizadora: Governo intervém para buscar o pleno emprego, a estabilidade de preços (controle da inflação) e influenciar a demanda agregada, por meio das políticas fiscal e monetária.
Tirei as definições do PDF do Prof. Jetro
Gabarito: errado.
A função alocativa tem como objetivo promover a alocação de recursos na distribuição de renda e realizar o equilíbrio no balanço de pagamentos.
.
A função alocativa está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Em outras palavras, essa função tem o objetivo de alocar os recursos quando não for possível, pelas condições de mercado, a determinação de preços de bens e serviços, de forma a assegurar uma maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis na economia.
A função estabilizadora concentra seus esforços na manutenção de um alto nível de utilização de recursos e de um valor estável da moeda. Consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços. Por exemplo, podemos citar as políticas econômicas adotadas nas décadas de 1980 e 1990 para controlar a hiperinflação, simbolizada por um dragão.
A função distributiva é voltada para a necessidade do governo de intervir na economia, visando corrigir a desigualdade existente na distribuição da renda nacional que, normalmente, não é igualitária. Assim, a correção da desigualdade na repartição da renda pode ser efetuada mediante intervenção governamental, e um dos processos mais utilizados com vistas a tal objetivo consiste em utilizar o sistema tributário e a política de gastos governamentais.
Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3239/1/M%C3%B3dulo%204%20-%20Tributa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Fun%C3%A7%C3%B5es%20Cl%C3%A1ssicas%20do%20Estado%20%28final%29.pdf
Função Alocativa: fornecimento/regulação de bens e serviços pelo governo, quando o mercado não pode fornecer de maneira adequada. Seu objetivo é corrigir falhas de mercado com o fornecimento de bens, alocando-os de forma eficiente.
O Estado utiliza-se das seguintes ferramentas para alocação de bens:
- financiamento: subsídios, ampliação de créditos;
- produção: entrega de bens/serviços por empresas estatais;
- regulação: fiscalização e regulação.
Função Distributiva: o governo intervém na economia com a finalidade de distribuir renda de forma mais justa e igual. O Estado utiliza-se de politicas fiscais de transfêrencia para reduzir as diferenças sociais e economicas.
- Denomina-se de Redistributiva quando os recursos distribuídos para a população mais carente são custeados pela classe rica.
- Denomina-se Distributiva quando a renda é custeada por todos.
Função Estabilizadora: tendo em vista a incapacidade do mercado de conter o desemprego, preços, renda, essa função vem para minimizar os efeitos indesejados dos ciclos econômicos por meio das politicas monetária, fiscal e cambial.
- Politica expansionista ocorre quando o governo aumenta a atividade econômica, o Banco Central aumenta a oferta de moeda com venda de títulos, reduzindo os juros do mercado.
- Politica Contracionista: para corrigir a inflação o governo reduz a oferta de moeda, comprando títulos públicos e aumentando a taxa de juros.
Em resumo:
- Aloca-se Bens
- Distribui-se Renda
- Estabiliza-se a Moeda
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/funcoes-do-governo-economia/
A função alocativa se relaciona à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, por exemplo, rodovias, segurança pública, iluminação pública, entre outros.
distribuir renda já matou
renda recurso é DISTRIBUTIVA
bens serviços é ALOCATIVA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo