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Alternativa correta: D - O pilar da regulação e o pilar da emancipação.
O projeto sociocultural da modernidade é amplamente discutido na filosofia e nas ciências sociais e, de fato, pode ser considerado complexo e contraditório. Este projeto pode ser entendido a partir de diversos ângulos, mas os dois pilares mencionados na alternativa correta são essenciais para captar a sua essência.
O pilar da regulação refere-se ao conjunto de normas, instituições e práticas que buscam organizar e manter a ordem social. Isso inclui leis, regulações, direitos e deveres que são estabelecidos para regular as relações entre indivíduos, grupos e o Estado, bem como para garantir a manutenção do sistema socioeconômico vigente.
Por outro lado, o pilar da emancipação se relaciona com os movimentos, ideias e práticas que promovem a liberdade, a igualdade e a autonomia dos indivíduos. Este pilar é associado aos ideais iluministas de progresso, razão e crítica à tradição e autoridade, que buscam expandir as capacidades humanas e promover transformações sociais que levem a uma sociedade mais justa e equitativa.
A alternativa correta destaca esses dois aspectos fundamentais da modernidade: a busca por ordenação e controle (regulação) e o anseio pelo desenvolvimento humano e liberdade (emancipação). Ambos os pilares são complementares e muitas vezes entram em tensão, o que caracteriza o debate moderno sobre como construir uma sociedade que seja ao mesmo tempo ordenada e livre.
As outras alternativas não refletem adequadamente esses conceitos centrais do pensamento moderno e são, portanto, incorretas. Compreender esse fundamento ajuda a entender os debates contemporâneos sobre políticas públicas, governança e questões sociais, o que é relevante para o campo da Pedagogia – Educação e Filosofia em concursos públicos.
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É necessário regular e emancipar.
Letra D
Como pode a Supervisão Pedagógica assumir esse compromisso?
Saviani (1991, p.21) nos lembra: “(...) o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana, para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitante, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.”
- Segundo Ferreira (2008), o projeto sociocultural da modernidade se assenta em dois pilares fundamentais e complexos:
o pilar da regulação,
o pilar da emancipação.
Comporta assim, duas principais formas de conhecimento: o conhecimento regulação e o conhecimento emancipação.
É preciso valorizar o conhecimento emancipação, desequilibrando a favor dele, as relações com o conhecimento regulação.
- A Supervisão Pedagógica se torna responsável pela qualidade do processo de humanização do homem, através da educação, por isso, ela precisa:
- Fomar outros compromissos ultrapassando as especificidades do espaço escolar, porém, sem se descuidar dele.
- Avançar em um trabalho pedagógico de qualidade, garantindo conteúdos emancipatórios.
- Comprometer-se com a administração da educação, pois esta concretiza as direções traçadas pelas políticas educacionais.
- Traduzindo-se em acompanhamento e estudo de todas as relações que se estabelecem entre as tomadas de decisões e as determinações sociais e políticas que as gestam e suas possíveis conseqüências.
Eleva-se assim a Supervisão Pedagógica, da condição de executora de políticas e planejamentos, de apenas articulador de conteúdos e propostas, para atuação como partícipe da construção da sociedade, sendo esta condição que garantirá a qualidade do trabalho pedagógico. (SERPE, 2015)
(https://slideplayer.com.br/slide/3053453/)
O projeto socio-cultural da modernidade é um projeto muito rico, capaz de infinitas possibilidades e, como tal, muito complexo e sujeito a desenvolvimentos contraditórios.
Assenta em dois pilares fundamentais, o pilar da regulação e o pilar da emancipação.
São pilares, eles próprios complexos, cada um constituído por três princípios. O pilar da regulação é constituído pelo princípio do Estado, cuja articulação se deve principalmente a Hobbes; pelo princípio do mercado, dominante sobretudo na obra de Locke; e pelo princípio da comunidade, cuja formulação domina toda a filosofia política de Rosseau. Por sua vez, o pilar da emancipação é constituído por três lógicas de racionalidade: a racionalidade estético-expressiva da arte e da literatura; a racionalidade moral-prática da ética e do direito; e a racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica.
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