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Q1969410 Filosofia
Leia com atenção o trecho abaixo para responder à questão que se seguem.


“Todo agir orientado em sentido ético pode oscilar entre duas máximas radicalmente diferentes e irreconciliavelmente opostas, isto é, pode ser orientado segundo a “ética da intenção” ou segundo a “ética da responsabilidade”. Não que a ética da intenção coincida com a falta de responsabilidade, e a ética da responsabilidade coincida com a falta de boas intenções. Claro que não queremos dizer isso, mas há uma diferença intransponível entre o agir segundo a máxima da ética da intenção, a qual – em termos religiosos – soa: “O cristão age como justo e coloca os resultados nas mãos de Deus”, e o agir segundo a máxima da ética da responsabilidade, segundo a qual é preciso responder pelas consequências (previsíveis) das próprias ações.


(WEBER, 1919 apud GALIMBERTI, 2006, p. 530, grifos do autor).”
Considerando os conhecimentos da tradição filosófica no que diz respeito às reflexões éticas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Embora se possa contra argumentar no sentido do reducionismo ou da supersimplificação, é comumente aceita a classificação do pensamento moral kantiano, considerando as duas classes apresentadas no trecho citado, como exemplo de “ética da intenção”.
II. O juízo moral que parte da consideração das intenções do agente necessariamente assume como ponto de partida a finitude, ou, com outras palavras, os limites do conhecimento humano - e essa é a premissa kantiana. A razão disso se mostra na evidência de que não sendo o agente moral capaz de conhecer a totalidade dos efeitos de suas ações, torna-se impossível julgar a moralidade destas segundo seus efeitos.
III. Embora seja verdadeira a premissa da finitude humana do ajuizamento moral na ética da intenção, a razão capaz de justificar essa premissa, em Kant, não pode supor contingências, isto é, a intenção é moral por sua forma, não por uma consideração psicológica das condições do agente.
IV. O exemplo da máxima da ética da intenção apresentado por Weber, na forma do pensamento religioso: “O cristão age como justo e coloca os resultados nas mãos de Deus”, poderia ser interpretado como se segue: “O crisão não é responsável pelos efeitos de suas ações”.

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas

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A alternativa correta é: C - I e III apenas

Comentário sobre a questão:

A questão aborda um tema central na ética filosófica: a distinção entre a ética da intenção e a ética da responsabilidade. Max Weber, um sociólogo e filósofo, explora essas duas perspectivas éticas em seus escritos, destacando como elas guiam o comportamento humano de maneiras diferentes.

No contexto da ética da intenção, a moralidade de uma ação é avaliada principalmente pela intenção do agente. Isso está alinhado com o pensamento kantiano, que é fortemente baseado na intenção e na motivação moral, independentemente das consequências. Kant argumenta que a moralidade é determinada pela conformidade com o dever e as máximas universais, e não pelas consequências.

Em contraste, a ética da responsabilidade enfatiza a necessidade de considerar as consequências das ações e assumir a responsabilidade por elas, mesmo que as intenções sejam boas.

Justificativa das alternativas:

I. Esta afirmativa está correta. Realmente, o pensamento moral kantiano é frequentemente associado à ética da intenção, pois Kant destaca a importância das intenções puras e do dever moral sobre as consequências.

II. Esta afirmativa está incorreta. Embora a limitação do conhecimento humano seja reconhecida, não é a razão principal em Kant para julgar a moralidade pela intenção, mas sim a universalidade e a racionalidade da lei moral.

III. Esta afirmativa está correta. Em Kant, a moralidade não é fundamentada em contingências ou condições psicológicas, mas sim na forma e na racionalidade da lei moral, que devem ser universais.

IV. Esta afirmativa está incorreta. A interpretação apresentada sugere uma falta de responsabilidade que não se alinha completamente com a ética da intenção, que simplesmente não prioriza os resultados, mas não abdica de responsabilidade moral.

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