A Resolução n. 543 de 2017 do Conselho Federal de Enfermagem...
A Resolução n. 543 de 2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estabelece os parâmetros mínimos para dimensionar o quantitativo de profissionais das diferentes categorias de enfermagem para os serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Esse documento estabelece que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão dada, que aborda a Resolução n. 543 de 2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Essa resolução estabelece parâmetros para o dimensionamento do quantitativo de profissionais de enfermagem em diferentes serviços e locais onde são realizadas atividades de enfermagem.
A alternativa correta é a B. Vamos entender porquê, além de analisar as demais alternativas:
Alternativa B: Esta é a correta. A Resolução 543/2017 realmente prevê que, se a unidade assistencial tem 50% ou mais de profissionais com idade superior a 50 anos ou 20% ou mais de profissionais com limitação/restrição para o exercício das atividades, o quadro de profissionais dessa unidade deve ser acrescido de 10%. Isso é para garantir que haja pessoal suficiente, mesmo considerando as possíveis limitações dos profissionais.
Alternativa A: Incorreta. Embora o grau de dependência dos pacientes seja avaliado pelo sistema de classificação, a proporção mencionada (42% enfermeiros e os demais auxiliares/técnicos) não está correta. A Resolução 543/2017 tem outras proporções específicas que variam conforme o grau de dependência dos pacientes, mas essa proporção não é mencionada na forma apresentada.
Alternativa C: Incorreta. A resolução não estabelece um quantitativo de um profissional para cada seis no contexto descrito. As atividades gerenciais, educacionais, de pesquisa e em comissões permanentes têm regulamentações específicas, mas não da forma mencionada nessa alternativa.
Alternativa D: Incorreta. O registro diário da classificação dos pacientes segundo o sistema de classificação de pacientes para subsidiar a composição do quadro de enfermagem é de competência da enfermagem, e não do médico. Essa é uma responsabilidade que cabe ao enfermeiro, pois ele é o profissional preparado para avaliar e classificar os pacientes de acordo com suas necessidades de cuidados.
Espero que você tenha entendido melhor o tema abordado nesta questão e os motivos pelos quais a alternativa B é a correta. Se restar alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: B
INTENSIVO: 52%
SEMI-INTENSIVO: 42%
INTERMEDIÁRIO: 36%
ASST. MINIMA: 33%
A) O grau de dependência em relação à equipe de enfermagem é verificado por meio do sistema de classificação de pacientes e que determina como proporções mínimas para um cuidado intensivo: 52% são enfermeiros (mínimo de seis) e os demais auxiliares e/ou técnicos de enfermagem.
B) CORRETA
C) O quantitativo de enfermeiros para o exercício de atividades gerenciais, educacionais, pesquisa e comissões permanentes, deverá ser dimensionado, à parte, de acordo com a estrutura do serviço de saúde.
D) Cabe ao enfermeiro o registro diário da classificação dos pacientes segundo o SCP, para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo