Gnaeus foi condenado por Juízo de primeira instância que de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369062 Direito Constitucional
Gnaeus foi condenado por Juízo de primeira instância que determinou seu recolhimento imediato à prisão apesar de ter respondido durante anos a acusação formulada em liberdade. Seu advogado requereu ao tribunal competente que a decisão fosse modificada. Nos termos da interpretação assente do Supremo Tribunal Federal deve prevalecer a regra constitucional da manutenção da liberdade:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

provisória

STF no julgamento das ADCs n° 43/DF, 44/DF e 54/DF (Rel.: Min. Marco Aurélio, Pleno, j. em 7.11.2019):

PENA – EXECUÇÃO PROVISÓRIA – IMPOSSIBILIDADE – PRINCÍPIO DA NÃO CULPABILIDADE. Surge constitucional o artigo 283 do Código de Processo Penal, a condicionar o início do cumprimento da pena ao trânsito em julgado da sentença penal condenatória, considerado o alcance da garantia versada no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, no que direciona a apurar para, selada a culpa em virtude de título precluso na via da recorribilidade, prender, em execução da sanção, a qual não admite forma provisória.

Portanto, é possível concluir que prevalece a manutenção da liberdade provisória pois a condenação pode ser mantida pelas instâncias superiores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo