Rangel (2008) salienta que a “especificidade” da função sup...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1749162 Pedagogia
Rangel (2008) salienta que a “especificidade” da função supervisora não pressupõe “divisões” que tornam as atividades pedagógicas dissociadas, desarticuladas ou elitizadas. São consideradas “especificidades“ da função supervisora pela autora, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Centralização da tomada de decisão sobre programas, material didático, procedimentos de ensino, avaliação e recuperação.

Vamos entender melhor o tema da questão. A questão aborda a função supervisora no contexto educacional, conforme apresentado por Rangel (2008). A supervisão pedagógica desempenha um papel crucial na articulação e coordenação das diversas atividades pedagógicas, garantindo que elas estejam alinhadas com os objetivos educacionais e sociais da escola.

Rangel destaca que, embora a função supervisora tenha suas especificidades, ela não deve levar a uma fragmentação das atividades pedagógicas. Ou seja, a supervisão deve garantir a articulação e a cooperação entre os diferentes atores do processo educacional.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B é incorreta porque a centralização da tomada de decisão contraria o princípio de articulação e cooperação promovido por Rangel. Uma supervisão centrada em decisões centralizadas tende a desarticular as práticas pedagógicas e a distanciar os professores, alunos e pais dos processos decisórios importantes, o que vai contra a ideia de um trabalho pedagógico colaborativo e integrado.

Justificativa das alternativas incorretas:

A alternativa A trata da organização e coordenação de oportunidades para estudos e discussões sobre a qualidade do currículo. Essa atividade é uma especificidade da função supervisora, pois promove a participação ativa de professores, alunos e pais, alinhada com os princípios de articulação e colaboração.

A alternativa C menciona a supervisão como um serviço que assegura as articulações necessárias ao ensino-aprendizagem. Novamente, isso está de acordo com a função supervisora descrita por Rangel, que visa a integração e a coesão das atividades pedagógicas.

A alternativa D fala sobre a articulação dos vários setores da escola para alinhar propósitos maiores com o projeto educacional da escola e da sociedade. Esta função é crucial para um trabalho pedagógico efetivo e integrado, conforme defendido por Rangel.

Portanto, a única alternativa que não se alinha com as especificidades da função supervisora, conforme descrito por Rangel, é a alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA B

Supervisor não toma decisões sobre programas, material didático, procedimentos de ensino, avaliação e recuperação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo