Para Morin (2012), uma cabeça capaz de organizar os conheci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1749163 Pedagogia
Para Morin (2012), uma cabeça capaz de organizar os conhecimentos e, assim, evitar sua acumulação estéril é uma cabeça bem-feita. Considerando as ideias do autor sobre a organização do saber, analise estas afirmativas. I. O problema do ensino deve ser pensado tendo em vista as consequências da compartimentação dos saberes e da incapacidade de articulá-los além de considerar que a aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana a ser desenvolvida e não atrofiada. II. Para uma cabeça bem-feita, o principal é dispor, ao mesmo tempo, de competências particulares ou especializadas para colocar e tratar os problemas e dispor de princípios organizadores que possibilitem a separação dos saberes e dos seus significados. III. Conhecer e pensar compreende o dialogar com a incerteza, e não a chegada a uma verdade absolutamente certa. Estão corretas as afirmativas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - I e III, apenas.

Para resolver essa questão, precisamos compreender as ideias de Edgar Morin sobre a organização do saber e uma "cabeça bem-feita". Edgar Morin é um teórico que defende a importância de um conhecimento que não seja fragmentado, mas sim contextualizado e integrado. Vamos analisar cada afirmativa para entender por que a alternativa B é a correta.

Afirmativa I: O problema do ensino deve ser pensado tendo em vista as consequências da compartimentação dos saberes e da incapacidade de articulá-los além de considerar que a aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana a ser desenvolvida e não atrofiada.

Esta afirmativa está correta e é coerente com as ideias de Morin. Ele critica a compartimentação do conhecimento que impede uma visão global e integrada dos problemas e defende que a aptidão para contextualizar e integrar deve ser desenvolvida.

Afirmativa II: Para uma cabeça bem-feita, o principal é dispor, ao mesmo tempo, de competências particulares ou especializadas para colocar e tratar os problemas e dispor de princípios organizadores que possibilitem a separação dos saberes e dos seus significados.

Esta afirmativa está incorreta. Apesar de Morin valorizar as competências especializadas, ele não defende a separação dos saberes. Pelo contrário, Morin enfatiza a necessidade de integrar conhecimentos para resolver problemas complexos.

Afirmativa III: Conhecer e pensar compreende o dialogar com a incerteza, e não a chegada a uma verdade absolutamente certa.

Esta afirmativa também está correta. Morin destaca a importância de lidar com a incerteza e a complexidade, afirmando que o conhecimento não deve ser visto como algo fixo e definitivo, mas como um processo dinâmico e aberto à incerteza.

Portanto, as afirmativas I e III são corretas, enquanto a afirmativa II está incorreta, o que nos leva à conclusão de que a alternativa correta é a alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo