Sobre Direito Administrativo, analise as afirmativas abaixo...
I. Um dos princípios informativos do Direito Administrativo é onivalente, ou seja, o que vale para qualquer ciência, a exemplo do princípio de não contradição: uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
II. Um dos princípios informativos do Direito Administrativo é monovalente, ou seja, tais como os que valem só para uma ciência, a exemplo do princípio da legalidade, só aplicável ao direito.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra a.
COMENTÁRIO:
Item I: Certo. O princípio da não contradição é, conforme afirmado, onivalente, uma vez que deve ser observado por toda e qualquer ciência. De acordo com este princípio, uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
Item II: Certo. De acordo com Diógenes Gasparini, os princípios podem ser: onivalentes (quando podem ser aplicados a qualquer sistema), plurivalentes (quando podem ser aplicados para um grupo de ciências) ou monovalentes (quando podem ser aplicados a apenas uma ciência), como é o caso do princípio da legalidade, cuja ciência atrelada é o Direito.
Fonte: prova corrigida pelo prof. Diogo Surdi no site do Gran.
GARRAFA PETE ADERIVA NO OCEANO ?
SUZELEEEEE
no começo eu nao entendi, no final parecia que eu tava no começo
Se parar para pensar, o princípio da legalidade pode ser entendido como "formulação de leis". A física e a química também têm leis. A legalidade não é única do Direito (cujo estatuto científico sequer é unânime). Logo, a questão poderia ser anulada.
SÓ O DIREITO ADM TEM O PRINCIPIO DA LEGALIDADE?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo