Os agentes públicos podem ser classificados em vários tipos...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Agente de colaboração
Os agentes públicos são classificados em várias categorias conforme sua relação e forma de ingresso na Administração Pública. Vamos entender cada termo para esclarecer o gabarito:
Agentes públicos são indivíduos que exercem alguma função pública, podendo ser classificados de várias formas, como agentes políticos, administrativos, militares, de colaboração, entre outros.
Agentes de colaboração são pessoas físicas que prestam serviços à Administração Pública de forma não contínua. Eles podem atuar por vontade própria, por compulsão (como em casos de serviço eleitoral), ou ainda com sua concordância. Essa categoria abarca, por exemplo, os jurados no tribunal do júri e os mesários em eleições.
Agentes temporários são aqueles contratados por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Eles não se enquadram na descrição da questão porque sua contratação geralmente ocorre via processo seletivo simplificado e por um período específico.
Agentes militares são os membros das Forças Armadas e das Polícias Militares. Eles têm um regime jurídico próprio e, geralmente, ingressam por meio de concurso público. Não se encaixam na descrição porque sua atuação é contínua e baseada em regras específicas.
Agentes políticos são aqueles que exercem funções de governo, como Presidente da República, Ministros, Governadores, Prefeitos, entre outros. Eles não se enquadram na descrição da questão porque suas funções e ingresso na administração são definidos por processos eleitorais ou nomeações específicas.
Portanto, a alternativa correta é a Alternativa A - Agente de colaboração, pois ela descreve corretamente o perfil de pessoas físicas que prestam serviços à Administração Pública de maneira não contínua e por diversas formas de ingresso, incluindo a vontade própria e a compulsão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra a.
COMENTÁRIO: As pessoas físicas que prestam serviços à Administração Pública por vontade própria, por compulsão, ou com a sua concordância, exercem uma função pública, ainda que, algumas vezes, o exercício seja esporádico. Tais agentes, de acordo com a doutrina, são chamados de colaboradores (ou agente de colaboração).
Fonte: prova corrigida pelo prof. Diogo Surdi no site do Gran.
-------------------------
Classificação dos agentes:
- a) Agentes Políticos: São as pessoas detentoras dos cargos da mais elevada hierarquia da organização da AP, ou seja, são os que ocupam cargos que compõe a sua alta estrutura constitucional. Não são ligados por vínculo profissional, são eleitos e seus direitos e obrigações derivam da Constituição. Não respondem por erro de atuação a não ser por culpa grosseira e abuso de poder.
- b) Agentes temporários: São os agentes públicos que se ligam à Administração Publica por tempo determinado, para o atendimento de necessidades de excepcional interesse público, consoante definidas em lei. Não ocupam cargo nem emprego público, mas exercem uma função.
- c) Agentes de Colaboração: São pessoas físicas que prestam serviços a Administração Pública por vontade própria, por requisição ou com sua concordância. São pessoas que exercem função pública, ainda que algumas vezes seja esporádico o exercício. Não ocupam cargo nem emprego público.
- d) Servidores Governamentais: pessoas que, sob um regime de dependência, ligam-se contratualmente às sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações privadas, prestadoras ou não de serviços públicos, mediante uma relação de trabalho de natureza profissional e não eventual.
- e) Servidores Públicos: todos aqueles que mantêm com o Poder Público relação de trabalho, de natureza profissional e caráter não eventual, sob vínculo de dependência.
- f) Servidores Estatutários: são os que se vinculam à Administração Pública direta, autárquica e fundacional pública mediante um liame de natureza institucional. O regime é o de cargo público.
- g) Servidores Celetistas: são os que se ligam à Administração Pública direta, autárquica e fundacional pública por um vínculo de natureza contratual. O regime é de emprego público. São exceções no Poder Público, uma vez que o regime adotado é o estatutário.
- h) Agentes Militares: são todas as pessoas que, permanente ou temporariamente, desempenham atividade militar no âmbito federal ou estadual, percebendo por esse desempenho um subsídio. Ex. Integrantes das Forças Armadas, Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. Artigos 42 e 142 da CF.
Fonte: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estadual-do-oeste-do-parana/direito-administrativo/a-organizacao-estrutural-do-estado/7464585
Assertiva A
também chamados de honoríficos
Sei que não pode generalizar, mas dá pra encarar que:
Temporário = Tem $
Colaboração = Ñ tem $
LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo