Dentre os métodos de arquivamento, existe um que é uma vari...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) Certa. O método variadex é uma "evolução" do método alfabético e funciona relacionando a ordem alfabética às cores. Cada conjunto de letras alfabéticas liga-se a um a cor específica. Depois de organizados os nomes, a segunda letra do sobrenome indicará a cor correspondente ao documento e os dossiês são localizados a partir dessa cor.
b) Errada. O método ideográfico tem como elemento de organização o assunto dos documentos.Esse método possui duas vertentes de organização: a alfabética e a numérica, mas as cores não são utilizadas.
c) Errada. O método dígito-terminal utiliza o número de entrada como principal elemento a ser considerado para numerar o documento. Esse método é muito parecido com o numérico simples (organiza por número de entrada), pois o elemento que principal também é o número de entrada. Entretanto, a forma de leitura desse documento é diferente, o que implica na forma de arquivamento, que também é diferente. Se, no numérico simples, temos o número do documento 251489, vamos arquivá-lo nessa sequência. No dígito-terminal, o número 251489 será separado em blocos de 2, dessa forma: 25-14-89. Além disso, o modo de leitura deve ser feito da direta para a esquerda. O número mais à direita forma o grupo primário, o do meio, o grupo secundário, e o último, o grupo terciário.
d) Errada. No método numérico-cronológico, os principais elementos a serem considerados para numerar o documento são o número de entrada e a data cronológica de produção do documento.
Gabarito do Professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Variadex é um método de ordenação q tem por eixo as letras do alfabeto representadas por cores diferentes.As cores facilitam o arquivamento e a localização dos docymentos
Letra A
Resumo - Métodos de arquivamento:
Padronizados: variadex (letras e cores), soundex, mnemônico (combinação de letras), automático (cores, letras e números) e rôneo;
Básicos: Alfabético/Onosmático, Geográfico, Numérico e Ideográfico;
Alfanumérico: é considerado semi-indireto, pois não se inclui nas classes anteriores (junção de números aos nomes);
No método Básico tem 4 opções:
Alfabético/Onosmático: nomes de pessoas, razões sociais e organizações;
Geográfico: tem a ordenação de acordo com o local de produção do documento;
Numérico: Simples, cronológico e digito-terminal;
Ideográfico: Alfabético e Numeral (método baseado no assunto).
No método Ideográfico ainda há outra subdivisão:
Alfabético: Dicionário e Enciclopédico (Baseia-se na classificação e ordem alfabética rigorosa);
Dicionário: ordem alfabética sem demonstrar relação entre eles;
Enciclopédico: disposto alfabeticamente por assunto (existe hierarquia).
Numeral: Duplex, decimal e Unitermo ou Indexação Coordenada:
Duplex: possui abertura ilimitada de classes;
Decimal: aqui, encontra-se o "Método Dewey" que a base de operacionalização é configuração decimal (método adotado por bibliotecas);
Unitermo ou Indexação Coordenada: utiliza "ficha índice" (método que atribui a cada documento ou grupo de documentos um número de registro em ordem crescente de acordo com a sua entrada no arquivo).
Em caso de erro, aceito correções :)
Hwaiting! ♡
Os métodos básicos são divididos em:
Alfabético:
O principal elemento a ser considerado num documento é o nome, pois é o sistema mais simples, fácil, lógico e prático, além de obedecer à ordem alfabética.
Geográfico:
O principal elemento é o local ou procedência. Este método é muito aconselhável quando desejamos ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica, isto é, de acordo com os países, estados, cidades, municípios etc. Nos departamentos de vendas, por exemplo, é de especial utilidade para agrupar os correspondentes de acordo com as praças onde operam ou residem
Numérico:
O principal elemento é o número, pois consiste em numerar as pastas em ordem da entrada do correspondente ou assunto, ou seja, sem nenhuma consideração à ordem alfabética dos mesmos, dispensando assim qualquer planejamento anterior do arquivo. Para o bom êxito deste método, devemos organizar dois índices em fichas; numas fichas serão arquivadas alfabeticamente, para que se saiba que numero recebeu o correspondente ou assunto desejado, e no outro são arquivadas numericamente, de acordo com o número que recebeu o cliente ou o assunto, ao entrar para o arquivo.
Ideográfico:
O principal elemento é o assunto. Método de ordenação que tem por eixo os assuntos presentes, explicitamente ou não, nos documentos.
Os métodos Padronizados são:
Variadex :
É o método alfabético, acrescentando cores às letras.
Trabalha-se com 5 cores diferentes. As cores são atribuídas em função da 2ª letra do nome de entrada no arquivo. As guias são coloridas e as notações alfabéticas, sendo assim, as cores são cambiáveis, de acordo com as nossas conveniências.
Automático:
Usa-se para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números além de cores
–Soundex:
Usa-se para arquivar nomes, reunindo-os pela semelhança da pronúncia, apesar de a grafia ser diferente.
–Mnemônico:
Usa-se para codificar os assuntos através da combinação de letras em lugar de números. As letras são consideradas símbolos, pelo fato de este método pretender auxiliar a memória do arquivista, a fim de possibilitar, de forma mais ágil, a recuperação da informação.
– Rôneo – Combina letras, números e cores, mas está obsoleto.
Variadex = Variação de Letras e cores
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo