Os peixes constituem um grupo de vertebrados aquátic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2015 - UFRN - Biólogo |
Q507933 Biologia
Os peixes constituem um grupo de vertebrados aquáticos com grande diversidade de adaptações, tais como a capacidade de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa A

A questão aborda um importante aspecto da fisiologia dos peixes, que é a capacidade de regular o balanço hídrico e de eletrólitos no corpo quando estão em diferentes ambientes aquáticos. Para entender a resposta correta, é essencial ter conhecimento sobre a osmorregulação em peixes, que é o processo pelo qual eles mantêm o equilíbrio de água e sais minerais no organismo.

Peixes que vivem em ambientes de água doce, como rios, lagos e açudes, enfrentam um desafio constante: eles têm uma concentração interna de sais maior do que a água que os rodeia. Isso faz com que a água tenda a entrar em seus corpos por osmose. Para combater isso, os peixes de água doce desenvolveram a capacidade de formar urina muito diluída. Isso significa que eles produzem uma grande quantidade de urina, que tem uma baixa concentração de sais, o que permite que eles eliminem o excesso de água sem perder uma quantidade significativa de sais importantes para suas funções biológicas.

Essa estratégia de osmorregulação garante que os peixes de água doce mantenham seu equilíbrio interno apesar da constante entrada de água. Por esse motivo, a alternativa A está correta, pois reflete a adaptação correta dos peixes de água doce ao seu ambiente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Peixes de água doce devem manter-se hiperosmóticos em relação ao meio, e para isso, produzem urina com baixa concentração de sais e muita água. Além disso, é através das brânquias que esses animais conseguem manter níveis de sais interno elevado, gastando energia para retirar sais do meio, porém, acabam ganhando água por difusão pelo epitélio branquial. Os rins de teleósteos de água doce possuem grandes glomérulos que participam de alta taxa de filtração do sangue, gerando alto volume de urina diluída.

 

Peixes de água salgada precisam eliminar sais e excretas para manter seus corpos hiposmóticos em relação ao meio. Esses animais fazem constante eliminação de NaCl e amônia pelas brânquias, porém perdem água em abundancia por este epitélio, sendo necessário ingerir água constantemente. Os rins de teleósteos marinhos não apresentam glomérulos nem cápsula desenvolvidos e a urina é formada somente por secreção.

 

Fonte: http://www.geefaa.com/fisiologia_peixes.php

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo