Observe a imagem. No período da colonização da América, a mi...
Observe a imagem.
No período da colonização da América, a mineração foi uma das principais atividades. Nesse contexto, é correto
afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre a mineração na América Colonial, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – As feitorias eram, na verdade, entrepostos comerciais fortificados estabelecidos pelos portugueses ao longo da costa africana e brasileira, principalmente no início da colonização. O principal objetivo das feitorias era o comércio de produtos como especiarias, escravizados e ouro, mas elas não eram responsáveis pela fiscalização dos negócios coloniais ou pela cobrança de impostos sobre o ouro. A fiscalização do ouro e a cobrança do quinto eram feitas pelas casas de fundição e pela intendência das minas.
B) Incorreta - A mita era, na verdade, um sistema de trabalho forçado implementado pelos espanhóis nas colônias da América do Sul, especialmente no Peru e na Bolívia, onde os indígenas eram obrigados a trabalhar nas minas e em outras atividades. Esse sistema foi herdado dos incas, que também utilizavam a mita para trabalhos públicos.
C) Incorreta - As audiências eram tribunais superiores estabelecidos pelos espanhóis na América para administrar a justiça e também atuar como órgãos consultivos do vice-rei. Elas não tinham a função de nomear funcionários para altos cargos da administração colonial. A nomeação de altos cargos era geralmente feita pelo rei ou pelo Conselho das Índias na Espanha.
D) Correta – A encomienda era um sistema de concessão utilizado pelos espanhóis no qual um colonizador (encomendero) recebia o direito de cobrar tributos e exigir trabalho dos indígenas em uma determinada área. Em troca, o encomendero deveria proteger os indígenas e proporcionar-lhes instrução religiosa. Na prática, a encomienda muitas vezes resultou em exploração e abusos dos indígenas, que eram forçados a trabalhar na agricultura, nas minas e em outras atividades.
Gabarito – Letra D
Referência:
Vieira, Roger Alves. "Trabalho compulsório na América Espanhola: práticas e conceitos." Igualitária: Revista do Curso de História da Estácio BH ISSN 23170174 (2017).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito letra D
A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base da exploração da América, e utilizou-se de duas formas: a mita e encomienda.
A encomienda foi um sistema criado pelos espanhóis, e consistia na exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono, a partir da concessão das autoridades, enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização, portanto, antes da chegada dos europeus. E consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas. Os homens eram sorteados, e em geral trabalhavam quatro meses, recebendo um pagamento.
bons estudos
Termo errado usado pela banca, índio- correto indígena.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo