A Operação Condor está diretamente vinculada às exper...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718857 História

A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Operação Condor foi uma aliança entre os países do Cone Sul, com apoio logístico e financeiro dos Estados Unidos, com o objetivo de perseguir, torturar e matar militantes de esquerda que eram contrários aos regimes militares desses países.
A resposta correta é a letra D. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta D

------------------------

A Operação Condor (denominação não-oficial) foi o nome pelo qual ficou conhecida a atuação concertada entre os órgãos de segurança das ditaduras militares instauradas no Cone-Sul. Seu objetivo era trocar informações sobre opositores (principalmente os pertencentes à oposição armada) a esses regimes que estivessem no território de algum desses países. A atuação dos agentes da operação podia incluir atos de sequestro e de desaparecimento dos perseguidos que viessem a ser capturados.

"com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno" q nem o ccc p oposição

A Doutrina de Segurança Nacional, estava relacionada com o dever de todos os cidadões brasileiro manter a ordem e segurança do país, e quem comprometia a ordem eram os opositores, os quais eram combatidos radicalmente, através da criação do Comando de caça aos comunista e da SNI.

Isso também está ligado ao caso: ''Mães da Praça de Maio''

Letra D

A Ditadura Militar tinha como objetivo repreender o comunismo e fazer com que ele não se espalhasse.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo