“Acordei em meio duma maravilhosa aurora de verão. A baía es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102452 História
“Acordei em meio duma maravilhosa aurora de verão. A baía esplendia com seus morros e enseadas. Seriam talvez quatro horas da manhã. E vi imediatamente na baía, frente a mim, navios de guerra, todos de aço, que se dirigiam em fila para a saída do porto. Reconheci o encouraçado Minas Gerais que abria a marcha. [...] Eu estava diante da revolução. Pontos de fogo, estrondos. [...] O seu chefe, o negro João Cândido, imediatamente guindado ao posto de almirante, tinha se revelado um hábil condutor de navios. [...] A revolta teve o mais infame dos desfechos [...]” (ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão – Memórias e confissões. Sob as ordens de mamãe. São Paulo: Globo, 2002. p. 96.)
Esse trecho de Oswald de Andrade, ícone da semana de arte Moderna no Brasil, refere-se: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O trecho apresentado é uma descrição vívida de Oswald de Andrade referente a um evento significativo na história do Brasil, conhecido como Revolta da Chibata. Oswald de Andrade, um dos ícones da Semana de Arte Moderna, narra o momento em que acordou e avistou na baía os navios de guerra, em especial o encouraçado Minas Gerais liderando a formação.

Ele descreve a cena de forma a evidenciar que estava presenciando um levante revolucionário. O destaque do trecho vai para o líder desse movimento, João Cândido, um homem negro que foi promovido à posição de almirante devido à sua habilidade em comandar os navios durante a revolta. O autor relata de maneira crítica o desfecho da revolta, classificando-o como "o mais infame".

Portanto, a resposta correta para a questão é a alternativa C - À Revolta da Chibata. Esse movimento foi um levante dos marinheiros contra os castigos físicos, particularmente o uso da chibata, que ainda eram práticas comuns na Marinha brasileira naquela época.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

......... seu chefe, o negro João Cândido, imediatamente...........

 Revolta da Chibata.

João Cândido liderou a Revolta da Chibata.

Esse acontecimento, ocorrido no Rio de Janeiro entre 22 e 26 de novembro de 1910, deu-se em razão das humilhações morais, étnicas e principalmente pelos castigos físicos intensos aplicados aos marinheiros negros pelos oficiais brancos da Marinha do Brasil. Tal amotinamento é visto como um marco na história brasileira e também um símbolo de representação da cultura racista que se alastra até os dias atuais.

Ao Encilhamento.

  • Política de crédito dada por Deodoro da Fonseca para resolver a crise econômica
  • Foi um fracasso, as pessoas criaram empresas fantasmas para pegar dinheiro

À Questão Christie.

  • Conflito entre barcos brasileiros e ingleses
  • Um acusava o outro de ter quebrado seus barcos
  • Acabou com o rompimento da diplomacia

À Revolta da Chibata.

  • Revolta entre marinheiros negros contra castigos físicos
  • Nome para decorar: João Candido

À Revolta da Armada.

  • Foram duas revoltas
  • A primeira e a segunda revolta da armada
  • Ocorreram no governo de Deodoro e outra na de Floriano
  • Ambas eram contrárias ao governo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo