O processo de implantação da ditadura no Chile, em meados da...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A correta implantação da ditadura no Chile, ocorrida na década de 1970, foi um processo complexo influenciado por diversos fatores políticos e sociais. O cenário de radicalização política vivido pelo país na época criou um ambiente propício para a tomada de poder pelos militares, que se concretizou com a ascensão de uma junta militar.
Para facilitar o entendimento, vamos destacar os pontos chaves: o Chile se tornou uma ditadura a partir da ascensão ao poder de uma junta militar, que tinha entre seus líderes Augusto Pinochet. Esta junta militar não só tomou o controle do governo, como também impôs uma série de medidas repressivas, dando início a um período de terror político.
Essa transição autoritária ocorreu em um contexto de tensão e polarização, onde havia uma clara oposição entre as forças de esquerda e as conservadoras. A alternativa correta destaca que, ao contrário de um suposto apoio estabilizador dos EUA ou de uma política econômica como a estatização do cobre promovida por Salvador Allende, o que de fato marcou o início da ditadura foi a tomada de poder pela junta militar.
Assim, a resposta correta é aquela que identifica a junta liderada por Pinochet como o ponto de virada na política chilena, erradicando a democracia e instaurando um regime ditatorial marcado pela centralização do poder e pela repressão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Da ascensão ao poder de uma junta formada, entre outros, por Augusto Pinochet que concentrou o poder, as leis e os canhões, inaugurando o terror político.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo