Considere as assertivas a seguir sobre períodos de carência ...
I . O benefício de auxílio-doença não exige período de carência em hipótese alguma.
II . O benefício de salário-maternidade, para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica, não exige período de carência.
III . Os benefícios de aposentadoria por idade e por tempo de serviço exigem 150 (cento e cinqüenta) contribuições mensais.
IV . o benefício de pensão por morte exige 12 (doze) contribuições mensais.
V . o benefício de auxílio-reclusão exige 36 (trinta e seis) contribuições mensais.
Assinale a alternativa correta, dentre as alternativas que seguem:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
sao 180 contribuicoes mensais. para os segurados incristos ate 24/07/91, observa-se a regra de transicao prevista no art. 142 da lei 8.213/91. acho que a questao II esta desatualisada. entao a tomo como incorreta todas as questoes.
I- Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho
III- Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.
IV -Para concessão de pensão por morte, não há tempo mínimo de contribuição, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado.
V - Auxílio Reclusão: Sem carência
Para o salário maternidade, ajuda pensar que o sistema busca prevenir as fraudes ao exigir carência sempre superior a 1 mês da gestação (10 meses, em regra). Para aqueles com vínculo empregatício, é improvável que uma empresa as contrate na gestação, tornando essa proteção desnecessária.
Lei 8213:
Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26:
I - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: 12 contribuições mensais;
O Art. 26 traz a exceção:
Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:
I - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social a cada 03 anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado;
II - Correta
Lei 8213:
Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:
VI – salário-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica.
III - Incorreta
Lei 8213:
Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26:
II - aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria especial: 180 contribuições mensais.
I V e V - Incorreta
Lei 8213:
Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:
I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente;
ERRADA--->>I . O benefício de auxílio-doença não exige período de carência em hipótese alguma.( EM REGRA 12 CONTRIBUIÇÕES)
CORRETA--->>II . O benefício de salário-maternidade, para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica, não exige período de carência.
ERRADA--->>III . Os benefícios de aposentadoria por idade e por tempo de serviço exigem 150 (cento e cinqüenta) contribuições mensais.(180 CONTRIBUIÇÕES)
ERRADA--->>IV . o benefício de pensão por morte exige 12 (doze) contribuições mensais.( NÃO TEM CARÊNCIA)
ERRADA--->>V . o benefício de auxílio-reclusão exige 36 (trinta e seis) contribuições mensais.(NÃO TEM CARÊNCIA)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo