Em artigo de opinião publicado no Jornal Folha de São Paulo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861663 Administração Pública

Em artigo de opinião publicado no Jornal Folha de São Paulo, em 9 de março de 2016, intitulado “Muito além dos Jardins do TCE”, o presidente – na ocasião – do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), conselheiro Dimas Ramalho, afirma:


“Equivoca-se quem considera nosso trabalho um mero imperativo burocrático de controle de orçamentos e licitações. Os serviços que prestamos representam uma análise precisa das políticas públicas, o que nos dá a honrosa missão de zelar pelos direitos mais fundamentais. Só avançaremos nesse sentido, porém, se formos além de critérios formais. (...). A evolução técnica que impulsionamos também precisa vir acompanhada do reconhecimento do TCE-SP como instituição acessível. Cabe a nós trabalhar para que o cidadão se sinta legitimado a ser o fiscal em última instância. Com esse propósito, o tribunal ampliará os canais da ouvidoria, simplificará a linguagem em suas ações de comunicação e continuará transmitindo suas sessões pela internet.”


Essa passagem desvela duas tendências da Nova Gestão Pública para a função de controle exercida pelos Tribunais de Contas (TCs) no Brasil, quais sejam:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a  questão.


De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca das tendências da Nova Gestão Pública (NGP), ou seja, características da administração pública gerencial.

Vejamos as alternativas:

A) a adoção da auditoria de gestão que analisa a conformidade dos atos da administração com a legislação e a complementação entre o controle interno e o externo.

Errado. A afirmativa descreve a auditoria de conformidade.

B) a institucionalização da auditoria operacional na fiscalização da gestão pública e o acercamento entre o controle externo dos TCs e o controle social levado a cabo pela sociedade civil. 

Correto. A auditoria operacional tem o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para aperfeiçoar a gestão pública. Este tipo de auditoria alinhada à tendência do controle social visa aumentar a efetividade do controle, por meio da mobilização da sociedade no acompanhamento das políticas públicas.

C) a mensuração do desempenho das políticas públicas e a responsabilização da sociedade civil pela desburocratização e melhoria dos processos de controle externo na gestão pública.

Errado. Não há responsabilização da sociedade civil pela desburocratização dos processos.

D) crescimento da avaliação dos resultados das ações governamentais e a implantação de instituições participativas informais de controle externo extrainstitucional.

Errado. Ocorre a implantação de instituições participativas formais.

E) a emissão de pareceres extraformais sobre a adequação e regularidade da gestão pública e a transparência passiva e inteligibilidade para a população da fiscalização realizada pelos TCs.

Errado. Deve ocorrer a transparência ativa, que é a atuação do poder público em liberar o maior número de informações e dados possíveis em seu portal de transparência.


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO:

B) a institucionalização da auditoria operacional na fiscalização da gestão pública e o acercamento entre o controle externo dos TCs e o controle social levado a cabo pela sociedade civil. 

a) a adoção da auditoria de gestão que analisa a conformidade dos atos da administração com a legislação(Nem todo ato que é legal é necessariamente moral-Ética e Direito Constitucional, Legalidade e Moralidade)e a complementação entre o controle interno e o externo.

b) a institucionalização da auditoria operacional na fiscalização da gestão pública e o acercamento entre o controle externo dos TCs e o controle social levado a cabo pela sociedade civil. CERTA

c) a mensuração do desempenho das políticas públicas e a responsabilização da sociedade civil pela desburocratização(Como assim? A sociedade deve desburocratizar? Nada a ver) e melhoria dos processos de controle externo na gestão pública.

d) o crescimento da avaliação dos resultados das ações governamentais e a implantação de instituições participativas informais(Formais) de controle externo extrainstitucional.

e) a emissão de pareceres extraformais sobre a adequação e regularidade da gestão pública e a transparência passiva(Não serve) e inteligibilidade para a população da fiscalização realizada pelos TCs.

Idéias e reformas ancoradas na chamada Nova Gestão Pública (NGP) proliferaram nos últimos 20 anos, alimentando processos de mudança em diversos países (POLLITT e BOUCKAERT, 2002), a fim de atacar dois males burocráticos: a ineficiência relacionada ao excesso de procedimentos e controles processuais, e a baixa responsabilização dos burocratas frente ao sistema político e à sociedade. Para alcançar esses objetivos, sua proposta básica foi flexibilizar a administração pública e aumentar a accountability ou responsabilização governamental (CLAD, 2000).

 b) a institucionalização da auditoria operacional na fiscalização da gestão pública e o acercamento entre o controle externo dos TCs e o controle social levado a cabo pela sociedade civil. 

Prova aplicada pela Vunesp

Estou achando essas questões de políticas públicas da VUNESP parecidas com as questões recentes de mesmo tema da CESGRANRIO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo