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Q1719214 Educação Física
Segundo a BNCC, na Unidade Temática Brincadeiras e jogos, o objeto do conhecimentos Jogos eletrônicos, é indicado para:
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Alternativa correta: D - 6º E 7º ANOS.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta os currículos da educação básica no Brasil, incluindo a Educação Física. Dentro da Unidade Temática Brincadeiras e jogos, a BNCC define diversos objetos de conhecimento, entre eles os Jogos eletrônicos.

De acordo com a BNCC, os Jogos eletrônicos são indicados para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Esta escolha se justifica porque, nessa faixa etária, os alunos já possuem maturidade suficiente para compreender e explorar os conteúdos e habilidades que os jogos eletrônicos podem proporcionar, como o desenvolvimento de estratégias, a tomada de decisões rápidas e a coordenação motora fina.

Vamos analisar as alternativas incorretas para entender melhor o motivo pelo qual não são adequadas:

A - 1º E 2º ANOS: Para alunos tão jovens, os Jogos eletrônicos não são recomendados porque requerem habilidades e competências que ainda estão em desenvolvimento. Nessa idade, a ênfase é geralmente colocada em brincadeiras mais simples e na introdução de jogos físicos que promovem o desenvolvimento global.

B - 3º E 4º ANOS: Embora os alunos já apresentem certo desenvolvimento cognitivo e motor, ainda assim é cedo para introduzir os Jogos eletrônicos como objeto de conhecimento. Nesses anos, o foco ainda está em atividades mais práticas e brincadeiras que envolvem interação física direta.

C - 5º E 6º ANOS: Esta alternativa está próxima da faixa etária correta, mas ainda não é ideal. No 5º ano, os alunos estão começando a desenvolver habilidades mais complexas, mas é a partir do 6º ano que a BNCC considera adequado introduzir os Jogos eletrônicos, pois os alunos têm maior capacidade de compreensão e apreciação das estratégias e regras desses jogos.

E - 8º E 9º ANOS: Nesta faixa etária, os alunos já possuem um desenvolvimento cognitivo e motor mais avançado, mas a BNCC recomenda que os Jogos eletrônicos sejam introduzidos um pouco antes, no 6º e 7º anos, para que possam ser explorados de forma mais aprofundada nos anos seguintes. No 8º e 9º anos, outros objetos de conhecimento passam a ter mais destaque.

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De acordo com a BNCC, a Unidade Temática de Brincadeiras e Jogos está distribuída ao longo do ensino fundamental da seguinte forma:

1º e 2º anos: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

3º ao 5º ano: Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do Mundo e Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

6º e 7º anos: Jogos eletrônicos.

8º e 9º anos: Não está presente.

Portanto, a alternativa D é a correta.

8 e 9 esportes de aventura

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