Acerca da técnica de escovação de Fones, assinale a alternat...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a técnica de escovação de Fones, que é um método utilizado para a limpeza dos dentes, focando em movimentos específicos para atender às necessidades de higiene bucal. Para resolver a questão, é essencial compreender as diferentes técnicas de escovação e como cada uma delas deve ser aplicada para obter uma limpeza eficaz.
A alternativa D é a correta.
Justificativa da Alternativa Correta:
A técnica de Fones, também conhecida por escovação circular ou rotatória, consiste em posicionar a escova em um ângulo reto em relação aos dentes e realizar movimentos circulares suaves em todas as superfícies dos dentes. A exceção é a face mastigatória, onde devem ser executados movimentos anteroposteriores. Esta técnica é comumente recomendada para crianças devido à sua simplicidade e eficácia.
Análise das Alternativas Incorretas:
A. Esta alternativa está incorreta porque menciona a execução de movimentos anteroposteriores na face lingual, o que não faz parte da técnica de Fones.
B. A descrição apresentada aqui está mais próxima da técnica de Bass, que utiliza um ângulo reto e movimentos curtos, mas não corresponde à técnica de Fones.
C. Esta alternativa descreve um ângulo de 30 graus, o qual não pertence à técnica de Fones, além de sugerir erroneamente a aplicação de movimentos curtos.
E. Esta alternativa menciona um ângulo de 45 graus e movimentos circulares em todas as superfícies, mas ignora os movimentos anteroposteriores para a face mastigatória, sendo, portanto, incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MÉTODO DE BASS (LIMPEZA SULCULAR) – Coloque a cabeça da escova, de cerdas médias ou macias em contato com os dentes e exerça uma ligeira pressão ao longo eixo das cerdas, forçando as pontas a penetrarem levemente no sulco gengival, bem como ameias interdentais até produzir uma ligeira isquemia da gengiva. Ative a escova com movimentos para trás e para frente sem deslocar em demasia as pontas das cerdas de suas posições iniciais, fazendo-as apenas vibrar em pequenos movimentos, avance sistematicamente por grupos dentários (molares, pré-molares e incisivos), até atingir toda a boca.
MÉTODO DE CHARTERS – Uma escova de dois ou três fileiras de tufos de consistência média ou macia é encostada lateralmente ao dente com as cerdas formando um ângulo de 45º em relação ao longo eixo dos dentes . As cerdas são pressionadas de lado contra os dentes e gengiva e a escova ativada com golpes curtos circulares ou para frente e para trás. É um método conveniente para massagem gengival e recomendado para limpeza temporária de áreas de cicatrização gengival, após procedimentos cirúrgicos.
MÉTODO DE FONNES – indicado para crianças de até 6 anos quando a coordenação motora ainda não está totalmente completada.
A técnica chamada Fones envolve três movimentos básicos: trenzinho, bolinha e vassourinha. Nas superfícies oclusais dos molares (os dentes de trás) fazemos o trenzinho, um movimento de vai-e-vem pegando de 2 em 2 dentes e sempre contando até 10. Em seguida fazemos a bolinha, movimentos circulares nas superfícies vestibulares (na parte “de fora” dos dentes, que fica voltada para os lábios) sempre pegando o dente e a gengiva para prevenir a gengivite. Por último fazemos a vassourinha, movimento de varrer, partindo da base do dente perto da gengiva e indo “para cima” e em direção a bochecha nas superfícies linguais (face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima).
MÉTODO DE STILLMAN MODIFICADO – Uma escova com duas ou três fileiras de cerdas de consistência macia ou média é colocada com as extremidades das cerdas sobre a porção cervical dos dentes. É aplicada uma pressão de torção no eixo longitudinal do cabo da escova, forçando as cerdas em direção ao topo da coroa dentária. Movimentos da escova para frente e para trás permitem o avanço por grupos dentários (molares, pré-molares e incisivos) de forma sistemática até atingir toda a boca.
MÉTODO DE VARREDURA – Este método talvez seja o mais utilizado e consiste em limpeza das superfícies dentárias com uma escova de cerdas macias ou médias ativada em movimentos para frente e para trás, de tal forma que as cerdas fiquem perpendiculares às superfícies vestibulares (externa), lingual (interna) e oclusal (parte superior da coroa).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo