Observe o gráfico abaixo que apresenta as formas de preparo...
Gráfico: Formas de uso das plantas medicinais pelos informantes das comunidades de Lagoa Grande.
Fonte: Albergaria, Edward Teixeira de1*; Silva, Márcia Vanusa da1 ; Silva, Alexandre Gomes da. Levantamento etnobotânico de plantas medicinais em comunidades rurais localizadas na Unidade de Conservação Tatu-Bola, município de Lagoa Grande, PE - Brasil, 2019
I.A maior parte dos informantes (52,51%) utiliza o método de maceração que, por não envolver aquecimento, permite a manutenção de substâncias termolábeis.
II.45,81% dos informantes utilizam o método de infusão em que a extração ocorre pelo contato direto de materiais vegetais duros, como rizomas e raízes, com água fervente em um recipiente coberto.
III.Apenas 2% dos informantes utilizam a decocção como técnica extrativa. Nesta técnica, o material vegetal fica em contato, durante certo tempo, com um líquido extrator em ebulição, não podendo ser aplicado para substâncias termoestáveis.
Após análise, marque a opção CORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Infusão é o ato de deixar substâncias, durante algum tempo, em contato com um líquido, quente ou frio, para extrair as propriedades dela.
INFUSÃO; A água é aquecida até o ponto de fervura, então é vertida sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos. Uso de sistema aberto, porém com recipiente fechado. Técnica aplicada para flores, folhas, frutos. Consegue preservar o óleo essencial.
DECOCÇÃO; As partes da planta são fervidas junto á água em ebulição por alguns minutos. Muito utilizado para raízes, caules. as partes mais duras da planta.
MACERAÇÃO; Baseia-se na extração do princípio ativo moído e rasurado, utilizando um recipiente fechado, deixando a matéria prima em contato com o líquido extrator por um período de tempo específico-dias ou horas- , sem troca do líquido e sob agitação ocasional. Não leva ao esgotamento do princípio ativo, devido á saturação do líquido extrator. Extração a frio.
GABARITO A
BONS ESTUDOS
ATÉ PASSAR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo