Rapaz, 27 anos, com histórico de síndrome de WolffParkinson-...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - cardioversão de corrente direta.
Vamos entender o tema central da questão. O paciente apresenta sintomas de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), uma condição que pode levar a arritmias cardíacas devido à presença de uma via acessória no coração. Nessas situações, é comum ocorrer taquicardia, que é um aumento da frequência cardíaca, podendo ser irregular e causar instabilidade hemodinâmica, como mencionado no enunciado.
No caso apresentado, temos um jovem com taquicardia irregular e complexo QRS longo. Isso sugere a presença de uma arritmia potencialmente grave que pode requerer intervenção imediata para estabilizar o ritmo cardíaco.
Justificativa da alternativa A: A opção pela cardioversão de corrente direta é a mais adequada neste cenário, pois é um método eficaz e rápido para restaurar o ritmo normal do coração em casos de arritmia grave, especialmente quando há instabilidade hemodinâmica. A cardioversão utiliza uma corrente elétrica que, aplicada ao coração, pode interromper a arritmia e permitir que o ritmo normal seja retomado.
Análise das alternativas incorretas:
B - Digoxina: Apesar de ser um medicamento utilizado para controlar a arritmia, a digoxina é contraindicada em casos de síndrome WPW com fibrilação atrial, pois pode aumentar a condução pela via acessória e piorar a arritmia.
C - Propranolol: Este é um betabloqueador que pode desacelerar o coração, mas não é indicado para o tratamento agudo de instabilidade hemodinâmica associada a WPW, especialmente em presença de complexos QRS longos.
D - Amiodarona: Embora a amiodarona seja um antiarrítmico útil em diversas situações, não é a escolha inicial em casos de WPW com instabilidade hemodinâmica aguda, onde a cardioversão é mais eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Taquicardia ventricular polimórfica: QRS largo, irregular.
1. Paciente sem pulso: desfibrilar e, em seguida, continuar (ou iniciar) compressões torácicas.
2. Se paciente instável: desfibrilar e reavaliar.
3. Se paciente estável (raro): encaminhar para avaliação de cardiologista.
ACLS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo