De acordo com texto, o autor defende a tese de que:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 04.
Texto 1: Sermão de Santo Antônio aos peixes – Pe. Antônio Vieira
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: Quod si sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum valet ultra, nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus. «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o pregador que ensina e faz o que deve, assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés, o que com a palavra ou com a vida prega o contrário.
Disponível em:
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/padreantoniovieira/stoantonio.htm
De acordo com texto, o autor defende a tese de que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Questão:
Esta questão é de interpretação de texto. O objetivo é identificar a tese defendida pelo autor no texto de Padre Antônio Vieira, extraindo informações diretamente da passagem apresentada.
Alternativa Correta:
A - Se há corrupção em terra com tantos pregadores, deve haver algum problema com os pregadores ou com seus ouvintes.
Esta alternativa é correta porque resume a crítica feita por Vieira: ele sugere que a corrupção na terra, apesar da presença de muitos pregadores, pode ser atribuída a falhas nos próprios pregadores ou na receptividade dos ouvintes. Ele explora a ideia de que o "sal" (metáfora para os pregadores) pode não estar cumprindo sua função de evitar a corrupção, ou a "terra" (ouvintes) pode não estar aceitando a mensagem. O texto menciona explicitamente estas possibilidades, justificando a escolha dessa resposta.
Alternativas Incorretas:
B - O sal deve impedir a corrupção.
Embora o texto mencione que o sal tem a função de impedir a corrupção, esta alternativa não capta a complexidade da tese defendida por Vieira. O foco do autor é na ineficácia do sal (pregadores) ou na resistência da terra (ouvintes), não apenas na função do sal.
C - A corrupção dentro da Igreja afeta a população.
Esta alternativa não reflete o tema central do texto. Vieira não discute especificamente a corrupção dentro da Igreja, mas sim a eficácia dos pregadores e a receptividade dos ouvintes em um sentido mais amplo.
D - Os pregadores cumprem mal o seu papel porque não conseguem fazer com que seus fiéis corrijam seu comportamento.
Embora a crítica ao papel dos pregadores esteja presente, esta alternativa não capta o duplo problema abordado no texto: a falha pode tanto ser dos pregadores quanto dos ouvintes. Vieira não atribui a culpa exclusivamente aos pregadores.
Estratégias de Interpretação:
Para questões semelhantes, preste atenção a termos que indicam comparação ou oposição, como "ou" e "mas", pois eles ajudam a identificar a estrutura argumentativa do texto. Além disso, foque nos elementos que o autor repete ou enfatiza, já que eles geralmente destacam a tese central.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo